Se os Estados Unidos não tivessem se preocupado com o Haiti, depois do terremoto que devastou o paupérrimo país caribenho, o mundo inteiro estaria afirmando que os americanos eram uns desalmados que só pensam neles e em ganhar dinheiro em cima dos outros.
Como os Estados Unidos perceberam a gravidade da situação e a lentidão da ajuda por parte dos demais países desenvolvidos, enviaram uma força tarefa para o Haiti, com medicamentos, alimentos, centros cirúrgicos, enfim, tudo o que é preciso para atender de imediato a população em estado de choque.
Não faltaram críticas aos americanos, sobretudo por parte dos líderes comunistas travestidos de socialistas que, tristemente, ainda existem em alguns países. Criticar é fácil, difícil é dispor de poder e competência para realizar as coisas.
Por essas e outras que há mais de cem anos os Estados Unidos são a maior nação do mundo e seguem em frente, apesar da inveja e do ódio destilado pelos incompetentes de esquerda, como, por exemplo, o tragicômico Hugo Chavéz, que esta desgraçando a vida dos venezuelanos.
No futebol verifica-se a mesma coisa, mas com efeitos menos dolorosos e até positivos, já que aqueles clubes que saem na frente acabam sendo copiados. Sempre foi assim, desde que alguns clubes começaram a modernizar ou a construir os seus estádios, a edificar centros de treinamentos e a trabalhar com eficiência nas categorias de base.
Hoje em dia esses requisitos tornaram-se regra geral obrigatória para todo clube que pretenda sobreviver na modernidade do futebol.
É sábio seguir o exemplo dos competentes em vez de ficar apontando os erros dos outros sem resolver os próprios problemas.
Rodada
O Atlético abre a rodada recebendo o Serrano, na Arena da Baixada.
O que era para ser mamão com açúcar e mais um jogo dentro do planejamento da pré-temporada transformou-se em tormento para o técnico Antônio Lopes e sua equipe.
Jogando abaixo da crítica nos dois primeiros jogos e somando apenas um ponto, o Furacão vê-se obrigado a vencer de qualquer maneira para não entrar em crise logo na terceira rodada.
Amanhã, o Coritiba defenderá a liderança jogando com o Engenheiro Beltrão, que levou uma chapoletada do Paraná, e com todas as condições de aumentar a sua diferença de pontos. Tem impressionado o espírito de união e a dedicação do time coxa-branca neste início de temporada.
O outro líder, o Operário, atuará novamente fora de casa, agora diante do Cianorte e o Paraná fechará a rodada enfrentando o Paranavaí na Vila Capanema.
O Paraná revigorou-se com ampla reabilitação alcançada na tranquila goleada sobre o Engenheiro Beltrão, com direito a três gols de Marcelo Toscano. Foi importante o resultado para aplacar a ira da torcida tricolor e dar um pouco mais de tranquilidade ao técnico Marcelo Oliveira.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast