• Carregando...

Os países mais prósperos são aqueles que desenvolvem sua expansão ter­­ritorial com certa igualdade e critério. Os menos desenvolvidos, ao contrário, aglutinam todo o poder em poucas e não raro imensas regiões ou cidades. Em consequência, vários segmentos seguem a mesma cartilha. É o caso do futebol e de outros esportes.

No Brasil, a interiorização do futebol, exceto no estado de São Paulo, ainda é precária. Aqui no Paraná tivemos grandes equipes como Jacarezinho, Monte Alegre, Cambaraense, Guarani e Operário – além de Londrina e Maringá, é claro. Com o tempo foram minguando e a concentração ficou somente em Curitiba, por causa do trio de ferro.

Neste campeonato, Arapongas e Cianorte trouxeram um laivo de esperança de que o interior poderia fazer frente à capital. Foram os destaques do turno. Nos jogos que abriram a segunda etapa, Londrina e Toledo se saíram bem. O Toledo perdeu para o Coritiba, mas jogou com personalidade. O Londrina goleou o Atlético e pode até pensar em título. Se o Operário entrar nos trilhos, será, digamos, a quinta força emergente.

Trocado em miúdos, o futebol do interior precisa brilhar para que o povo se divertir. Espero que o returno seja mais equilibrado e sem as lambanças logísticas de fevereiro. Tomara!

Oscarito

Embora o jornalismo dinâmico sepulte a notícia adormecida, não seria justo engavetar os troféus dos melhores do primeiro turno. Até porque, no meu caso, escrevo apenas aos sábados, e somente hoje poderia divulgar a minha lista.

Então vamos lá para a entrega simbólica do "Oscarito" aos destaques da primeira etapa. Ah, com roteiro adaptado, é claro:

Melhor filme: Corinthians-PR 0x0 Paranavaí. Inédito, mudo e de bela paisagem; Melhor diretor: Hélio Cury (dispensa comentários); Melhor ator: Lio Evaristo; Roteiro adaptado: Atlétiba na Quarta de Cinzas; Melhor filme em língua estrangeira: O Carrasco; Melhor ator estrangeiro: Nieto, Guerrón e Morro García vão dividir o prêmio; Melhor animação: troca-troca nos mandos do Atlético; Me­­lhor curta metragem: Iraty; Efeitos visuais: uniforme do Cianorte – lindo como parede de borracharia; Oscarito Honorário: homenagem póstuma a Pai Severiano.

(N.C. – O prêmio "Oscarito" não tem nenhuma conotação com o ator e humorista hispano-brasileiro Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Tereza Diaz, falecido no Século XX. Qual­­quer semelhança é mera coincidência).

Desculpe a nossa falha

Cometi "duas faltas" na coluna de sábado passado. Onde escrevi "Sin­­dicato dos ladrões", leia-se "Sin­­dicato de ladrões"; onde escrevi Merryl Streep, leia-se Meryl Streep. E que isso não mais se repita!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]