Johannesburgo, urgente Para quem nunca foi à África do Sul, as imagens que vem à memória são de leões devorando gnus, girafas mordiscando folhas do topo de árvores e elefantes se banhando em algum escasso lago barrento. Nunca em uma bola de futebol.
Agora, quando lembrarmos da África do Sul, lembraremos também de futebol e belos estádios; além de gazelas fugindo de guepardos acho que deu para perceber que o repórter gosta de assistir Animal Planet, não?
Sabemos que a fauna do continente africano é exuberante, sobretudo de animais de grande porte, como o elefante, o rinoceronte, o hipopótamo... Todos preservados em parques nacionais, como o da Tanzânia e o da própria África do Sul.
Segundo notícias pós-Copa, a África do Sul agora conta com uma nova subespécie do maior mamífero do planeta, o elefante branco. É, curiosamente, encontrado por quase todo o país sul-africano. Porém, Johannesburgo, Cidade do Cabo e Porto Elizabeth são as regiões onde a nova espécie se sente mais à vontade, e há grande expectativa de que se reproduzam facilmente, para depois se estudar a possibilidade de exportar matrizes para outros países com características culturais e clima parecidos com a África do Sul.
Segundo o presidente sul-africano, Jacob Zuma, o fato extraordinário se originou depois de uma visita de seu amigo Joseph Blatter, presidente da Fifa, ao país, há quase uma década. O suíço Blatter, de volta ao continente africano, até batizou alguns exemplares de elefante branco, como o Soccer City, enorme espécime, o simpático Mandela Bay e o arredio Green Point.
Blatter, satisfeito com o fenômeno, vem oferecendo alguns exemplares de elefante branco para o Brasil, pois as semelhanças entre os dois países são enormes, além da bandeira colorida e da alegria ingênua e contagiante de seu povo.
Segundo biólogos escutados pela reportagem, o elefante branco africano encontraria habitat mais favorável na região norte do Brasil, onde o clima e a verba do governo federal são fatores essenciais para sua sobrevivência no maior país da América Latina.
Matrizes de elefante branco já estariam sendo embarcadas em Porto Elizabeth.
Deixe sua opinião