Johannesburgo, urgente Para quem nunca foi à África do Sul, as imagens que vem à memória são de leões devorando gnus, girafas mordiscando folhas do topo de árvores e elefantes se banhando em algum escasso lago barrento. Nunca em uma bola de futebol.
Agora, quando lembrarmos da África do Sul, lembraremos também de futebol e belos estádios; além de gazelas fugindo de guepardos acho que deu para perceber que o repórter gosta de assistir Animal Planet, não?
Sabemos que a fauna do continente africano é exuberante, sobretudo de animais de grande porte, como o elefante, o rinoceronte, o hipopótamo... Todos preservados em parques nacionais, como o da Tanzânia e o da própria África do Sul.
Segundo notícias pós-Copa, a África do Sul agora conta com uma nova subespécie do maior mamífero do planeta, o elefante branco. É, curiosamente, encontrado por quase todo o país sul-africano. Porém, Johannesburgo, Cidade do Cabo e Porto Elizabeth são as regiões onde a nova espécie se sente mais à vontade, e há grande expectativa de que se reproduzam facilmente, para depois se estudar a possibilidade de exportar matrizes para outros países com características culturais e clima parecidos com a África do Sul.
Segundo o presidente sul-africano, Jacob Zuma, o fato extraordinário se originou depois de uma visita de seu amigo Joseph Blatter, presidente da Fifa, ao país, há quase uma década. O suíço Blatter, de volta ao continente africano, até batizou alguns exemplares de elefante branco, como o Soccer City, enorme espécime, o simpático Mandela Bay e o arredio Green Point.
Blatter, satisfeito com o fenômeno, vem oferecendo alguns exemplares de elefante branco para o Brasil, pois as semelhanças entre os dois países são enormes, além da bandeira colorida e da alegria ingênua e contagiante de seu povo.
Segundo biólogos escutados pela reportagem, o elefante branco africano encontraria habitat mais favorável na região norte do Brasil, onde o clima e a verba do governo federal são fatores essenciais para sua sobrevivência no maior país da América Latina.
Matrizes de elefante branco já estariam sendo embarcadas em Porto Elizabeth.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos