Li ontem alguns torcedores do Atlético convocando a torcida a boicotar os próximos jogos na Arena em protesto pelo desempenho do time contra o Fluminense, no Maracanã, e cedendo a 14.ª posição ao rival Coxa.
Inacreditável tal convite. Ao contrário, nos próximos dois jogos, o torcedor rubro-negro tem é que lotar a Baixada. Uma vitória apenas, contra Cruzeiro ou Botafogo, já livra o pescoço do Furacão da degola.
Importante lembrar que os 46 pontos projetados para escapar do rebaixamento é preciso, um cálculo na mosca. Com 43 pontos, faltam apenas mais três ao Rubro-Negro do Água Verde. Um só triunfo bastaria, ou, vá lá, três empates, o que seria menos provável, tendo estes dois jogos seguidos na Arena lotada. Não é uma tarefa das mais complicadas essa do Atlético.
Mais complicada é a empreitada do Coxa, que mesmo um ponto acima do rival Atlético, terá duas partidas intrincadas fora de Curitiba, contra Santos e Cruzeiro, se despedindo da temporada 2009 em casa, com o Fluminense.
Flu que é a sensação da parte de baixo da tabela nesta reta final do Brasileirão; e contando com a torcida de quase todo o país para que se safe da ZR, sobretudo pela simpatia que Fred e cia. vêm granjeando em sua luta tardia e desesperada contra o rebaixamento. Mesma torcida, só que na ponta de cima, vem recebendo também o Mengo, para desbancar o São Paulo do topo e impedir o tetracampeonato seguido dos paulistas.
Náutico e Santo André não escapam mais. Se juntarão ao Sport na Segundona 2010. Assim, resta uma vaga em aberto à queda. Paranaenses e cariocas serão os personagens principais do drama. Vitória e Santos também possuem requisitos pra participar do desfecho da ZR. Os dois também não conquistaram ainda os mágicos 46 pontos; uma combinação medonha de resultados pode jogar um ou outro à última vaga do descenso. Difícil, mas não impossível.
Enfim, é bom que o Alviverde arranque pelo menos um empate em um de seus dois jogos fora de casa, e ir ao último jogo com o Fluminense por mais um empate. Ainda que o melhor seria vencer este último compromisso do ano, no Couto lotado, e rebaixar o time das Laranjeiras. E valorizar, com a presença dos flumíneos, a próxima Série B.
Porém, caso o Coxa seja derrotado por Santos e Cruzeiro, uma igualdade no placar com o Flu e já era claro, com os cariocas vencendo suas duas partidas, contra o morto Sport, na Ilha do Retiro, e o molenga Vitória, no Maraca. E Furacão e Fogão obtendo também os resultados mínimos necessários, por supuesto.
Essas três últimas rodadas serão de arrepiar, no qual muitas combinações de resultados podem acontecer, inclusive o Avaí, outro time-sensação, beliscar a última vaga do G4.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara