Sul-Americana abre a nova fase no Coritiba
João Carlos Vialle e Ney Franco já observam como funcionário do Coritiba o jogo de quinta-feira, às 19h15, contra o Vitória, em Salvador, pela Sul-Americana. O clube decidiu investir na dupla em uma reunião iniciada no domingo à noite, após a derrota do Coritiba para o Cruzeiro, por 3 a 1, no Couto Pereira.
Entrevista: João Carlos Vialle
Como surgiu o convite para retornar ao Coritiba?
Foi feito um convite pelos diretores. Conversamos sobre os problemas que teremos pela frente, as dificuldades. Gostei do que me apresentaram e por isso estou voltando. Mas ainda faltam alguns detalhes.
Leia a entrevista com o provável novo diretor de futebol do Coritiba
Política do bicho antes das vitórias
Ney Franco tem de sobra o que o Coritiba mais precisa no momento: tranquilidade. Nos quase dez meses em que acompanhei o técnico, cobrindo o Atlético, ele sempre manteve o tom. Mostrou confiança na luta contra o rebaixamento, em 2007, foi "pé no chão" no ano seguinte, na arrancada com recorde de vitórias no Paranaense.
O Coritiba deverá anunciar hoje o antídoto para tirar o clube do buraco no Campeonato Brasileiro, na zona de rebaixamento após sete partidas sem vitória. João Carlos Vialle retornará ao comando do departamento de futebol e terá a incumbência de enxugar o elenco alviverde e reforçá-lo. O técnico Ney Franco será o responsável por fazer que essas medidas deem resultado dentro de campo.
O acerto com Vialle foi mais rápido. A negociação ocorreu ao longo da tarde de ontem. O dirigente volta ao Alto da Glória após um ano e oito meses e uma disputa política intensa com a atual gestão. Concorrendo à presidência do clube, foi derrotado por Jair Cirino na última eleição por apenas um voto. O resultado do pleito só foi confirmado após três recontagens de votos. As pendengas políticas do passado, no entanto, deram lugar ao discurso de união para ajudar na recuperação do clube.
"Jamais poderia recusar um pedido de ajuda ao Coritiba", afirmou o médico, que desmarcou todas as consultas na parte da tarde de ontem para se reunir com a diretoria alviverde.
A confirmação de Vialle só não foi feita ainda por pequenos detalhes. O principal deles, o não comparecimento de Jair Cirino ao encontro. Assim, o presidente alviverde foi informado sobre as tratativas por telefone e deveria dar a resposta hoje. Após várias entrevistas para rádios e jornal, o médico já falava como dirigente.
"Não vou fazer promessa nenhuma à torcida. Apenas que vamos trabalhar para que o Coxa entre novamente nos eixos", disse. Embora ainda não se saiba a nominação que será dada ao cargo que Vialle ocupará, ele será remunerado, assim como o coordenador de futebol Felipe Ximenes, mantido no clube.
Já o acerto com Ney Franco tem tudo para ocorrer esta manhã. O treinador vem sendo contatado pelo Coritiba desde a noite de domingo, quando René Simões foi demitido. Naquele dia, pediu um tempo até resolver a situação com o Botafogo. Depois da confirmação do desligamento, o Alviverde voltou ao ataque. Foram várias ligações telefônicas até o sinal verde que fez o presidente do Conselho Deliberativo, Tico Fontoura, viajar, ontem à noite, para o Rio de Janeiro.
* * * * *
Interatividade
Ney Franco e João Carlos Vialle são a solução para evitar o rebaixamento do Coritiba à Série B? Quais medidas devem ser tomadas com o elenco para evitar a queda?
Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Gazeta do Povo Esportiva.
* * * * *
Coritiba 100 anos
Faltam 62 dias - 11 de agosto
... Em 1929, no Parque da Graciosa, estádio localizado no bairro Juvevê e utilizado pelo Coritiba para mandar suas partidas, o Alviverde goleia a equipe do Paranaense por 10 a 0, com cinco gols do meia-esquerda Staco (Estanislau Delles).
... Em 1946, o Coritiba vence o clássico contra o Ferroviário, por 5 a 0, em partida realizada no Estádio Joaquim Américo.
... Em 1996, o Coritiba volta a disputar o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, estreando com vitória frente ao Juventude, por 2 a 0. Como curiosidades, foi nesta partida que o material colhido pelo atleta Dinei, para o exame antidoping, acusou o uso de cocaína; e também foi a primeira partida oficial em que o clube realizou três substituições.
Se você tem objetos, vídeo, áudio, fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 41 9957-8672. Os "Helênicos" se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.
Deixe sua opinião