Os planos da Fifa em aumentar o número de clubes no Campeonato Mundial de Clubes não são novos. Mas uma informação que surgiu durante o sorteio da primeira rodada da Copa Sul-Americana, em Buenos Aires, pode dar novo fôlego e importância ao torneio continental. Segundo o presidente do Conselho Gestor do Atlético Paranaense, João Augusto Fleury da Rocha, o secretário-geral da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eduardo Deluca, assegurou que existe a possibilidade da competição indicar um clube para o Mundial.
Atlético enfrenta o Vasco na primeira rodada
"Existe a possibilidade do campeão ser incluído no Mundial já deste ano, mas o provável mesmo é que a vaga para o Mundial seja confirmada para a Sul-Americana do ano que vem", afirmou Rocha ao site oficial do Furacão. Desta maneira, assim como o campeão da Taça Libertadores, o vencedor da Copa Sul-Americana também teria vaga assegurada no torneio, disputado em dezembro no Japão.
Ainda de acordo com o presidente atleticano, mesmo que a vaga para o Mundial só seja confirmada em 2008, o campeão da Sul-Americana deste ano deve enfrentar um time a ser definido pela Federação Japonesa de Futebol em dezembro. Durante o encontro em Buenos Aires, os clubes participantes da competição ficaram sabendo que a premiação está estipulada em US$ 1 milhão.