A terça-feira (17) acabou e com ela a primeira rodada da Copa com a segunda começando uma partida antes. Como assim!? Isso mesmo! Brasil x México foi antes da última partida da primeira rodada, Rússia x Coreia do Sul. Foi um dia de algumas coisas inusitadas do ponto de vista linguístico ou até daquelas maldades que se fazem com a gastronomia.
Antes que reclamem novamente, o uso exagerado do gerúndio nos títulos desta série de textos é um recurso em que brincamos com as diversas variações de "Vai Ter Copa", que já é por si só uma forma torta do ponto de vista gramatical. Vamos às inusitadas!
Tipo Kaká na Hungria
Mehrdad Pooladi foi traído pela língua portuguesa. Quem imaginaria que o nome dele em português soasse desta maneira e virasse piada nas redes sociais. Se serve de consolo para o lateral iraniano, o primeiro nome dele causa o mesmo efeito que o nome do Kaká em húngaro. Confira aqui.
Tropa cheia de astúcia
Se tem México em campo, tem ele, o Chapolin Colorado. O super herói mexicano esteve representado por uma tropa de torcedores no empate sem gols entre Brasil e México. Confira como foi o jogo.
Muita barriga, senhor ingresso
Se os Chapolins eram fãs, o Senhor Barriga no Castelão era de verdade. Pois é, pois é, pois é. Então, não evite a fadiga e confira aqui.
E se não descobrisse?
A Prefeitura de Manaus comprou ingressos para autoridades. Quase R$ 140 mil foram gastos para dar de presente a secretários municipais e vereadores, com direito a acompanhante. Se não fosse o Ministério Público Estadual do Amazonas, o trem da alegria não seria descoberto e o prefeito Arthur Virgílio Neto não seria obrigado a disfarçar e avisar que o dinheiro terá de ser devolvido. Confira aqui.
Jasson e a pessimista
Nossos colegas de firma da RPC estavam fazendo passagem ao vivo da Fan Fest da Pedreira Paulo Leminski. A dupla ocasional formada por Ana Larousse e Léo Fressato fazia a passagem de som enquanto Jasson Goulart falava sobre o evento da tarde. Tudo conforme o script até o repórter perguntar para Ana o palpite do jogo. "Acho que o Brasil irá perder", disse diante de um repórter atônito e que precisou ter jogo de cintura e perguntar para Fressato e ouvir um prognóstico mais otimista.
Indigesta?
A Alemanha não pode ficar de fora de nossa página por muito tempo. A notícia vem de lá. Como preparação para o clima de Copa, a indústria alimentícia alemã está vendendo pizza de feijoada. Pizza de feijoada!? Sim, pizza de feijoada! E lá dizem que é um sabor do Brasil. Alguém aqui já comeu ou teve a chance de comer uma pizza de feijoada? Eu não.
Passa a faca
Andar de táxi em Fortaleza é complicado. Com a Copa na cidade, alguns taxistas resolveram passar a faca e aumentaram o preço da viagem dos hotéis até o Castelão. Pacotes chegam a custar até R$ 300. Detalhe: os táxis não podem entrar na área de isolamento do estádio. Confira aqui.
Na Rússia, o Frango engole VOCÊ!
Igor Akinfeev, é teu o primeiro frango da Copa do Mundo. Veja como foi Rússia x Coreia do Sul.
Calote e mão fechada
A Fifa ofereceu menos de 0,01% de receita para doar à Associação Caatinga, entidade que proteje o tatu que deu origem ao Fuleco. O acordo não foi fechado e nada do que for ganho com o tatu, que virou marca registrada pela Fifa e tem uma boa circulação, irá para os cofres da associação de preservação. A Informação é do blog do Jamil Chade do Estadão. Imaginamos o que o primo distante dele, Fuleiro, tem a dizer sobre isso.