Na partida de segunda-feira (16) entre Irã e Nigéria, na Arena da Baixada, em Curitiba, que terminou empatada por 0 a 0 e foi tida por muitos como a mais enfadonha desta edição da Copa do Mundo, um jogador chamou a atenção.
O lateral esquerdo Mehrdad Pooladi, do Irã, foi um dos menos piores em campo.Contudo, com seu primeiro nome estampado nas costas da camisa, ele foi prato cheio para piadas nas redes sociais.
Diferentemente da maioria dos jogadores de outras seleções (exceto o Brasil), diversos jogadores iranianos utilizam o primeiro nome nas camisas e não os sobrenomes.
Os trocadilhos pretensamente engraçados foram compartilhados à exaustão pelos internautas brasileiros. "Um jogador predestinado: Mehrdad. De jogo"; "crônica da piada pronta: volante do Irã se chama Mehrdad"; "exatamente o que se espera de uma seleção que tem jogador Mehrdad", foram algumas das mensagens publicadas.
Pronúncia
A professora de persa Jaleh Hashemi explica que a pronúncia do nome é bastante diferente do que o vulgar "merda".Em persa, "Mehr" pronuncia-se "mérr", com o erre puxado, e o último "d" é claramente dito, mas é mudo, "dád". Assim, a pronúncia é "Mérrdád"
Ainda segundo Jaleh Hashemi, trata-se de um nome antigo, comum entre os iranianos idosos. E tem um belo significado."Em persa, 'mehr' é o primeiro mês do inverno, e também significa 'carinho', 'amor'. Tenho conhecidos que se chamam Mehrdad e não havia pensado nessa piada antes. Acho que seria engraçado se eles viessem para cá".
Uma busca rápida pela internet comprova o que diz a professora. Há um grande número de figuras célebres iranianas com o nome Mehrdad: historiadores, engenheiros e jogadores de futebol.
- Italianos abrem treino para crianças em Mangaratiba
- Curitiba é a cidade em que turistas menos gastarão na Copa
- Em dia de jogo do Brasil, acompanhe notícias diretamente das sedes da Copa
- Pulseiras para a Fan Fest desta terça-feira acabam em uma hora
- Colômbia perde atacante para restante da 1ª fase
- 'Não poderia imaginar', diz herói da vitória dos EUA
- Após início ruim, goleiro do Japão promete time ofensivo
- Ídolo do México, ex-goleiro Jorge Campos diz que empate é ótimo resultado
- Guerra publicitária fora de campo
Deixe sua opinião