O Corpo de Bombeiros liberou todas as arquibancadas provisórias do Itaquerão, após nova vistoria realizada nesta sexta-feira (6), a terceira feita nesta semana. O laudo oficial, completo e válido para todo o estádio, só deve ser emitido na segunda, a apenas três dias da abertura da Copa do Mundo.
O laudo ainda não foi emitido nesta sexta-feira porque havia pequenos detalhes na obra que precisavam ser corrigidos. No início da semana, também será emitido um alvará de funcionamento provisório do estádio no período da Copa.
O que preocupou o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa foram as arquibancadas provisórias do setor Norte do Itaquerão, única área do estádio que ainda não foi testada com a presença de público. Só nesta sexta-feira elas foram, de fato, liberadas pelos Bombeiros.
Esse setor tem capacidade para receber 9.359 torcedores e foi o único do estádio que não passou por nenhum teste real, mas durante a semana foram feitos ensaios com cinco sacos de 20 quilos nos assentos e nos degraus, para ver se a estrutura suportava a pressão.
No domingo passado, no jogo entre Corinthians e Botafogo, pelo Brasileirão, as arquibancadas provisórias do setor Norte ficaram vazias. Na ocasião, as do Setor Sul receberam metade de sua capacidade.
O fato de o estádio continuar em obras obrigou o Corpo de Bombeiros a emitir diversos laudos provisórios. Agora haverá o laudo definitivo.
Nesta semana, os Bombeiros vistoriaram o estádio na segunda-feira, na quinta e nesta sexta. A vistoria foi feita em todos os setores, não apenas nas arquibancadas provisórias.
Apesar da liberação, o estádio não atingirá a capacidade prevista inicialmente de 68 mil pessoas. Na quinta-feira, a Fifa afirmou que foram vendidos apenas 61.600 ingressos para o jogo de abertura entre Brasil e Croácia. A entidade esclareceu que o estádio não diminuiu. E informou que a capacidade foi ajustada de acordo com a necessidade de transmissão de tevê e espaço para as autoridades, além do grande número de jornalistas credenciados para a partida inaugural da Copa.
Último ensaio
Neste domingo, a arena passará por outro teste bem menos rigoroso. Um jogo entre equipes juniores do Corinthians servirá como base para que a Fifa teste posicionamento das 34 câmeras e iluminação. Será um ensaio para abertura chamado "warm up". Não haverá público.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink