- Confira como foram os duelos anteriores entre Brasil e Chile em Copas
- Por oitavas, técnico da Argentina pode poupar três titulares
- 'Foi nossa melhor partida na Copa', comemora Neymar
- Valdivia diz que teme a arbitragem no jogo contra o Brasil
- 'Carga de críticas estava pesada', admite Fred após gol
- Lesão afasta Vermaelen da Bélgica por 6 ou 7 dias
- Neymar assume a artilharia isolada e iguala Ronaldo
- Robben rechaça críticas por suposto defensivismo da Holanda
- Lugano divulga texto motivacional e pede apoio à torcida
- Técnico da Inglaterra anuncia 9 mudanças para jogo contra a Costa Rica
O volante paranaense Fernandinho fez a diferença na vitória por 4 a 1 do Brasil sobre Camarões, na tarde desta segunda-feira, que garantiu a classificação às oitavas de final da Copa. Após entrar no segundo tempo, no lugar do apagado Paulinho, o jogador revelado pelo Atlético deu mais cadência a equipe e ainda marcou o último gol da vitória. O Brasil agora encara o Chile nas oitavas.
Além de Fernandinho, Neymar e Fred também foram os destaques. O jogador do Barcelona marcou os dois primeiros gols, enquanto que o centroavante do Fluminense finalmente desencantou no Mundial, anotando seu primeiro tento, o terceiro da vitória sobre os africanos.
O time de Luiz Felipe Scolari saiu a frente do placar aos 16 minutos quando Neymar aproveitou o cruzamento do volante Luiz Gustavo para marcar o 100º gol do Mundial do Brasil. Camarões respondeu aos 25 quando Matip, sem marcação, entrou na área e marcou o único gol da equipe na competição.
Aos 34 Neymar voltou a balançar as redes e marcar o segundo gol brasileiro (deixando o jogador na artilharia do Mundial), o atacante Fred fez o terceiro, nos primeiros minutos do segundo tempo e Fernandinho que saiu do banco - fechou a goleada aos 39.
A vitória deixou o Brasil em primeiro lugar no grupo A, com sete pontos mesmo número de pontos do México (que venceu a Croácia por 3 a 1 na Arena Pernambuco), mas a frente no saldo de gols. Camarões, que não contou com Eto'o lesionado, volta para a casa sem pontos. O jogo
A partida começou com o Brasil empurrando Camarões no campo de defesa, abusando dos lançamentos longos para encontrar o atacante Neymar dentro da área, já que a defesa africana marcava em linha. Camarões, por sua vez, aproveitou os espaços na marcação brasileira para atacar, mas pecou nas finalizações.
Mas, assim como nos primeiros jogos, a seleção brasileira errou nas transições: quando conseguia desarmar o adversário, errava o passe seguinte no meio-campo. No primeiro lance que conseguiu acertar a transição, o Brasil achou o gol: aos 16 o volante Luiz Gustavo desarmou o meia Enoh, avançou em velocidade pela esquerda e cruzou para Neymar dentro da área, que finalizou para o gol marcando o centésimo da Copa do Mundo do Brasil.
O time do técnico Volker Finkel não se intimidou com a pressão brasileira e, aos 25, o lateral Nyom se livrou da marcação do lateral Daniel Alves, cruzou para a área e a bola passou pelos zagueiros Thiago Silva e David Luiz antes da finalização do volante Matip. Percebendo a dificuldade de criação do time, o técnico Luiz Felipe Scolari mudou o posicionamento do time em campo, deslocando Neymar para o meio. Deu certo: aos 34 o atacante recebeu passe do lateral Marcelo, cortou para o meio e finalizou a gol, sem chances para o goleiro Itandje.
Mesmo à frente do placar, Brasil continuou errando no meio-campo, com os camaroneses conseguindo vencer as jogadas em cima do volante Paulinho. Nos minutos finais da primeira etapa, Neymar fez boa tabela com o meia Oscar e o atacante Hulk teve a chance de ampliar o placar, mas pegou mal na bola para a defesa do goleiro.
O Brasil voltou para o segundo tempo com uma troca de volantes: Fernandinho no lugar de Paulinho. O jogo ganhou outra dinâmica. Levando mais perigo de gol do que na primeira etapa, a seleção brasileira só precisou de 4 minutos para ampliar o placar. Após passe de Fernandinho, David Luiz cruzou para dentro da área e o atacante Fred, sozinho, empurrou a bola para o gol marcando seu primeiro gol no Mundial.
A frente do placar, o time de Felipão trocou Hulk e Neymar pelos meias Ramires e William, respectivamente, e passou a cadenciar mais a bola no meio-campo. Sem forças para contra atacar, Camarões apostou nos levantamentos dentro da área brasileira, mas sem sucesso.
Com o passar dos minutos, o Brasil diminuiu o ritmo, mas encontrou mais um gol aos 39 quando Oscar deu um toque curto para dentro da área e e o ex-atleticano Fernandinho deu de bico para o gol, coroando sua participação na partida e garantindo a seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo.
Brasil 4 x 1 Camarões
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião