A torcida japonesa repetiu uma cena incomum e que rendeu diversos elogios nesta Copa. Após o empate em 0 a 0 com a Grécia, parte dos torcedores que se concentravam atrás de um dos gols da Arena das Dunas, em Natal, ficou no estádio recolhendo o lixo do chão.
A reportagem presenciou ao menos cinco jovens pegando papéis, pedaços de plástico ou restos de comida, e colocando em grandes sacos azuis que levaram para o jogo. Cerca de 30 minutos após a partida, essa parte da torcida permanecia no estádio, que já estava praticamente vazio.
Um dos que recolhia o lixo era Sotaro Noda, 33. Consultor de uma empresa que trabalha com cuidados com o meio-ambiente no Japão, ele disse que considera o hábito de recolher lixo no estádio comum. "Fazemos sempre nos jogos no Japão", afirmou.
Ele e outros dois amigos estavam em Recife -quando a ação surpreendeu os brasileiros e rendeu elogios nas redes sociais aos japoneses- e disse que vai assistir ao jogo contra a Colômbia, em Cuiabá, na próxima terça-feira (24). Perguntado se considera as cidades brasileiras sujas, ele sorriu e falou: "Um pouquinho".
Até mesmo uma TV japonesa foi filmar os japoneses que estavam limpando o estádio. Mas surpreso mesmo o jornalista japonês ficou com o fato de a reportagem estar fotografando e entrevistando no local. "Os brasileiros estão surpresos?" e "O que estão pensando dos japoneses?", questionaram.
- Governo deve anunciar reforço de segurança nos estádios
- Ficou complicado, mas vamos acreditar, diz meia inglês após derrota
- Fifa pede e Argentina não treina no Mineirão
- Japão e Grécia ficam no 0 a 0 e classificam a Colômbia
- No Itaquerão, uruguaios vão às lágrimas com vitória
- Tabárez exalta Suárez: 'É imprescindível ao Uruguai'
- Deschamps nega estar pensando na ponta do Grupo E
- Técnico inglês exalta Luiz Suárez, do Uruguai
- Zagueiro da Suíça revela não se preocupar com Benzema
- Com frio e caras amarradas, Espanha realiza primeiro treino pós-eliminação
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura