- Por oitavas, técnico da Argentina pode poupar três titulares
- 'Foi nossa melhor partida na Copa', comemora Neymar
- Valdivia diz que teme a arbitragem no jogo contra o Brasil
- 'Carga de críticas estava pesada', admite Fred após gol
- Lesão afasta Vermaelen da Bélgica por 6 ou 7 dias
- Neymar assume a artilharia isolada e iguala Ronaldo
- Robben rechaça críticas por suposto defensivismo da Holanda
- Lugano divulga texto motivacional e pede apoio à torcida
- Técnico da Inglaterra anuncia 9 mudanças para jogo contra a Costa Rica
- Confira como foram os duelos anteriores entre Brasil e Chile em Copas
Em partida decisiva disputada na Arena Pernambuco, em Recife, o México atropelou a Croácia. Com gols de Rafa Márquez, Guardado e Chicharito, os mexicanos venceram por 3 a 1 e sacramentaram sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo 2014. A seleção mexicana ficou em segundo lugar no grupo A, perdendo para o Brasil no saldo de gols. Já a Croácia, que descontou com Perisic no final, foi mais cedo para casa.
A vitória premiou a melhor equipe em campo. Com o meia Modric apagado e o centroavante Mandzukic muito bem marcado, a Croácia pouco conseguiu criar. Já o México esteve melhor desde o primeiro tempo e, na segunda etapa, consolidou a boa atuação. Marquez abriu de cabeça aos 27, após cobrança de escanteio. Aos 30, Guardado recebeu na área e fez o segundo. Aos 37, foi a vez de Chicharito aproveitar o escanteio, subir de cabeça e fazer o terceiro.
Perisic ainda descontou aos 42, após boa jogada individual, mas já era tarde para os croatas. O México volta a campo no dia 29 de junho, quando enfrenta a Holanda, no Castelão, em Fortaleza, pelas oitavas de final da competição.
O jogo
A partida valia a classificação para a próxima fase e os ânimos estiveram quentes desde o início. O México, do técnico Miguel Herrera, veio a campo com sua já tradicional formação com três zagueiros, dois alas avançando muito e Giovani dos Santos e Peralta mais à frente. Como nas partidas anteriores, a equipe seguia arriscando muito nos chutes de longa distância.
Já Niko Kovac, treinador da Croácia, optou por dar mais liberdade para os meias Modric e Perisic, escalando Rakitic e Pranjic como volantes. Mais à frente, estavam Olic e o centroavante Mandzukic. Os croatas até que tentaram trabalhar a bola, mas pouco criaram.
A principal chance da primeira etapa saiu dos pés de Herrera, que arriscou de longe, aos 15 e mandou no travessão de Pletikosa. Peralta, aos 18, saiu na cara do gol e escorregou, desperdiçando boa oportunidade. Os croatas tentavam através de escanteios e bolas paradas, mas não chegaram perto de abrir o placar.
À Croácia apenas a vitória importava. Mandzukic estava muito bem marcado e Luka Modric pouco conseguia criar. O treinador Niko Kovac percebeu o mau momento e, aos 12 da segunda etapa, lançou Kovacic na vaga de Vrsaljko. Miguel Herrera respondeu logo depois, colocando Chicharito Hernández no lugar de Giovani dos Santos.
O México cresceu e perdeu chances. Aos 18, Guardado bateu e Srna tirou com as mãos. O árbitro nada marcou. Dois minutos depois, Pletikosa salvou no chute de Aguilar. Aos 27, Herrera cobrou escanteio e Rafa Marquez subiu de cabeça para abrir o placar. Três minutos depois, Guardado recebeu cruzamento rasteiro na área e ampliou, sacramentando a vitória e a classificação mexicana. Perisic ainda descontou aos 42, mas a reação croata parou por aí. México 3 x 1 Croácia
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Deixe sua opinião