Cerca de 10 milhões de passageiros passaram pelos 20 principais aeroportos brasileiros durante os 31 dias da Copa do Mundo, que termina neste domingo (13), no Rio de Janeiro, com a final entre Argentina e Alemanha, de acordo com o Ministério do Turismo.
O transporte aéreo operou normalmente durante toda a competição no Brasil apesar do forte aumento do trânsito de aviões e da demanda de passageiros, segundo números da secretaria de Aviação Civil citados no portal do governo.
O avião se tornou o principal meio de transporte dos turistas no Mundial devido às dimensões territoriais do país. As cidades mais visitadas pelos turistas durante a competição foram Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, quatro das 12 cidades-sedes do torneio.
Mas algumas cidades localizadas próximas às sedes também se beneficiaram com o aumento do fluxo de turistas, como Morro de São Paulo, a 248km de Salvador, que recebeu 6 mil pessoas no último mês, principalmente alemães, holandeses, espanhóis, argentinos, americanos e costarriquenhos.
Outra cidade cujo fluxo aumentou significativamente foi Santa Cruz de Cabralia, no sul da Bahia, onde a seleção da Alemanha montou sua base durante a competição e que, por dispor de atrativas praias, conseguiu uma taxa recorde de 85% de ocupação hoteleira nas últimas semanas.
O ministro de Turismo, Vinícius Lages, afirmou que a Copa do Mundo se tornou em uma excelente oportunidade para ampliar a visibilidade do país no exterior e estimular o crescimento do turismo interno.
"Após o Mundial, podemos ampliar em 20% o número de visitantes estrangeiros graças a essa exposição positiva da imagem do Brasil no exterior", disse em declarações divulgadas pelo site do governo.
Segundo dados divulgados pela Polícia Federal no sábado (12), o número de turistas recebidos pelo Brasil durante a Copa do Mundo superou as melhores expectativas, inclusive as do governo, que esperava 600 mil estrangeiros nos 31 dias de competição.
Apenas no mês de junho, quando foi disputada a fase de grupos do torneio, o país recebeu 692 mil visitantes estrangeiros de 203 nacionalidades.
Esse número superou em 132% o do mesmo período de 2013, quando 298.156 estrangeiros ingressaram, e também bateu os 310 mil que acompanharam a edição anterior da Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada