Alviverdes
Relacionados
O técnico Ivo Wortmann levou a Londrina 18 jogadores. Além do time titular, ficarão no banco Edson Bastos, Leandro Silva, Pereira, Márcio Gabriel, Rodrigo Heffner, Adriano, Dinélson e Roger. O Coritiba saiu ontem à tarde de Curitiba. Foi de ônibus e chegou no começo da noite ao local da partida.
Zona
Ivo Wortmann, sobre a possibilidade de o Paranaense parar: "Lamento, pois a situação fora de campo vai atrapalhar um campeonato que está sendo muito interessante. Pena que, se parar, quebra esse entusiasmo das equipes".
Voltando
O zagueiro Nenê está voltando aos poucos no Coritiba. Ontem, ele participou de um trabalho com bola pela primeira vez desde que se contundiu no ano passado. Em agosto, ele rompeu o tendão-de-aquiles. O caso precisou de cirurgia.
Matemática do LEC
Bater o Coritiba só não basta para o Londrina escapar do rebaixamento. A pior equipe da competição até o momento também tem que contar com uma farta combinação de resultados.
Torcer e secar
Além dos três pontos no VGD, o Tubarão precisa que ocorra derrotas ou empates de praticamente outros três adversários hoje: Toledo ou Foz do Iguaçu (ambos se enfrentam em Toledo), Cascavel (recebe o Paranavaí no Oeste) e Iguaçu (encara o Paraná em Curitiba). Já para superar o Engenheiro Beltrão (pega o líder Atlético na Arena da Baixada), precisaria superar um incrível saldo de gols: diferença de cinco (-8 a -3).
Coritiba 100 anos
Faltam 201 dias - 25 de março
...Em 1917, para marcar a abertura do Campeonato Citadino, é efetivado de forma experimental o primeiro Torneio Início. A taça dada ao vencedor é denominada Presidente Affonso Camargo, em homenagem ao governador do Paraná. As partidas, eliminatórias e de curta duração, são decididas muitas vezes pela quantidade de escanteios obtidos ou pela cobrança de penalidades máximas. Todas as partidas foram disputadas no mesmo dia, e o o Coritiba sagrou-se campeão.
... Em 1992, no Estádio Hermínio Ometto, em Araras, pelo Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão, o Coritiba enfrenta a equipe do União São João. Essa foi a última partida do meia Tostão (Luís Antônio Fernandes) com a camisa coxa-branca.
Visite www.historiadocoritiba.com.br e conheça mais a respeito do passado alviverde.
Tubarão torce por milagre para evitar um novo vexame
Perto da meia-noite, o torcedor do Londrina estará chorando. As lágrimas serão de alegria se o milagre tão esperado quanto improvável aconteceu.
Para uns vale tanto, para outros, tão pouco. Essa é a melhor definição para a partida entre Coritiba e Londrina, às 21h45, no VGD. Enquanto o Tubarão joga sua última cartada para escapar do rebaixamento (é o lanterna da competição), para conquistar o primeiro lugar (e assim os dois pontos extras) o Coxa terá de vencer, torcer por uma derrota do Atlético e ainda tirar uma diferença de 11 gols de saldo. Ou seja, possibilidade descartada.
Mas a situação do Alviverde, que ainda busca o equilíbrio, faz o jogo prometer um pouco mais. "Temos sempre de nos preocupar com o objetivo maior que é a vitória. O jogador quer jogar, não quer ficar fora. E, além disso, sabemos que têm outras equipes interessadas nesse resultado", afirma Ivo Wortmann
Há outros motivos não citados pelo treinador, mas que influenciarão no desempenho do time. Primeiro, a vitória servirá para apagar de vez os focos do incêndio que parece ter sido parcialmente apagado no domingo (2 a 1 contra o Nacional). Pior, um resultado negativo faria o Coritiba perder o embalo para iniciar a nova fase. E Ivo sabe disso.
"É difícil falar sobre percentual (de como estaria o time).Temos de crescer na hora decisiva, como aconteceu no ano passado. E todas as situações que passamos são importantes como aprendizado", diz.
Talvez por isso o técnico não tenha chegado a cogitar a possibilidade de poupar atletas, tanto para descansá-los como para evitar o risco de lesão em um campo ruim e com um adversário desesperado. "Não temos prioridades de competições e também não podemos ter de jogos. E lesões acontecem em qualquer lugar."
A afirmação é baseada nos problemas de Ivo para a partida. Ele não poderá contar com Leandro Donizete, que sofreu uma batida no joelho no treinamento de ontem. Também não joga Carlinhos Paraíba, que sofreu a mesma lesão, só que na partida contra o Nacional. Junte-se a isso a suspensão de Marcos Aurélio, e Ivo irá colocar em campo uma formação bem diferente, que ele mesmo definiu como "interessante", mas que assustou alguns atletas.
Com dois zagueiros (Felipe retorna no lugar de Pereira) e os mesmos alas, Douglas Silva será o volante, Renatinho recua para jogar ao lado de Pedro Ken e Marcelinho fica na armação. No ataque, Entram Ramon e Ariel.
Ivo avisou primeiro a imprensa, e ao ser informado pelos repórteres da nova colocação, Renatinho quase caiu para trás. Fez cara feia, e só se soltou depois de entender que não jogaria na marcação, mas como um meia mais recuado: "o último jogo, aquele gramado ruim e os caras querendo morder tudo... Não dava não", brincou.
Ao vivo
Londrina x Coritiba, às 21h45, na RPC TV, no Premiere e no tempo real aqui no site da Gazeta Online.
* * * * * *
Em Londrina
Londrina
Fernando; Júnior, Borges e Victor; Marquinhos Paraná, Carlão, Warley, Silvinho, Diego Mineiro e Wesley; Ricardo (Gustavo)
Técnico: Itamar Bernardes
Coritiba
Vanderlei; Rodrigo Heffner, Cleiton, Felipe e Guaru; Douglas Silva, Pedro Ken, Renatinho e Marcelinho Paraíba; Ramon e Ariel
Técnico: Ivo Wortmann
Estádio: VGD
Horário: 21h45
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Auxs.: Roberto Brazz e Luiz Henrique Renesto
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano