A situação do Coritiba no Campeonato Brasileiro foi o assunto mais comentado durante essa semana. A pressão de estar na zona do rebaixamento é muito grande e a torcida tenta, como pode, apoiar e transmitir tranqüilidade a seus ídolos.
Porém, os torcedores adversários fazem piadas e vibram com a possibilidade de ver o rival na 2.ª divisão do futebol mais importante do mundo.
A Gazeta do Povo Online abriu, no início da tarde desta quinta-feira, dois Fóruns de discussão sobre o assunto. Em um deles os torcedores têm liberdade para transmitir as suas "boas vibrações" e mensagens de incentivo e apoio ao Coritiba. No outro, os adversários puderem tirar sarro do time rival. Cerca de 500 pessoas já deixaram suas opiniões.
Apoio incondicional
Em algumas das mensagens, o apoio e as críticas vieram juntos. "Sou torcedor coxa desde criança e só posso entender que a torcida deve apoiar totalmente o clube nestas horas difíceis. O senhor Gionédis mostrou ser um ótimo diretor financeiro, mas um péssimo diretor de futebol. Não se pode chamar alguém de "pangaré" e expô-la ao ridículo perante a mídia futebolística. Aí não dá para exigir que o jogador dê sangue a alguém que o denegriu publicamente. Gionédis, aprenda enquanto é tempo: Quem muito fala, diz bobagens ou da bom dia a cavalo, disse o torcedor Julio César.
Já o coxabranca Douglas Klimak amenizou a situação e evitou críticas. "Não é hora de achar culpados para a situação em que se encontra o Coritiba. É hora da torcida, dirigentes e, principalmente jogadores, se unirem para tirar o maior clube do estado do Paraná dessa situação incomoda. Coxa! Eu te amo".
Os jogadores foram criticados, mas o torcedor Werner Okano apontou a solução. "Não adianta reza, não adianta mandinga, não adianta promessas e nem gratificação. O Coritiba, nosso glorioso coxa-branca, só depende da boa vontade dos jogadores. Dependerá deles querer, ou não, que o Coxa fique ou não na 1º divisão do Futebol Brasileiro. Coração na ponta da chuteira moçada".
A responsabilidade individual de cada um é exaltada pelos torcedores. "Cada jogador tem que entrar em campo de cabeça erguida, ter atitude de time campeão e impor respeito ao adversário. Eu desejo um time vibrante, jogando para frente e sem medo de errar", sugeriu André Luiz Saad. A torcedora Tânia Moraes e Souza resumiu o sentimento do torcedor. "Ser coxabranca é um estado de espírito e por isso temos que acreditar sempre. Precisamos ficar ao lado do time em todos os momentos e tenho certeza que o nosso glorioso vencerá esta batalha".
Deixe você também sua mensagem de apoio
Mensagens de agouro
Os torcedores dos outros times estão vibrando com a situação do co-irmão. Aberto emocraticamente, o espaço para as mensagens que desejam a queda do Coritiba foi mais visitado do que o outro.
O torcedor Roger Musse destaca a arrogância do clube como fator decisivo para a situação complicada enfrentada pelo Coritiba. "Quero mesmo ver o Coxa na 2° divisão. A arrogância deles os levarão para Série B e com certeza será muito merecido. Eles querem ser um time grande, mas são pequenos e não tem administração, time e raça para chegar a glória". As piadinhas foram comuns, como está do torcedor João Wesley. "Não gosto que falem mal do Coxa. É um time tão bonzinho, que não faz mal a ninguém. Não bebe, não fuma e também não joga nada. Porque falam mal dele?". Ou então: "Tomara que o Coxa caia, já que como sou e Florianópolis e torço para o Avaí, ano que vem posso assistir ao jogo do meu time no Couto Pereira", afirmou Edson da Silva.
Entretanto, entre piadas e agouros, o torcedor Carlos Emílio defendeu que a queda do Coritiba seria uma perda para o futebol paranaense. "Eu, como atleticano, queria que isso acontecesse. Porém, acho que a torcida não tem culpa de ver uma administração mal feita e voltada para interesses pessoais. Fico chateado porque nós já passamos por isso e a torcida não pode pagar pela incompetência dos dirigentes".
Torcedor rival, aproveite para dizer o que você pensa sobre a situação do Coxa
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião