Alba comemora o primeiro de seus dois gols na partida| Foto: Reuters
Alba driblou até o goleiro para fechar o placar em Fortaleza
CARREGANDO :)

Não foi tão fácil como muitos esperavam, mas a Espanha goleou a Nigéria por 3 a 0 neste domingo (23), em Fortaleza, e fechou sem tropeços a primeira fase da Copa das Confederações . Os gols do duelo no Castelão foram marcados pelo lateral-esquerdo Jordi Alba, duas vezes, e pelo atacante Fernando Torres.Como era esperado, os espanhóis asseguraram o primeiro lugar do Grupo B com três vitórias, 15 gols marcados e apenas um sofrido. Agora, a Fúria se prepara para enfrentar a Itália, segunda colocada no Grupo A, na próxima quinta-feira (27), também em Fortaleza.

Já a Nigéria, apesar de impor dificuldades aos campeões mundiais, se despediu da competição pois foi superada pelo Uruguai no saldo de gols, depois da goleada dos uruguaios de 8 a 0 sobre o Taiti. O time de Oscar Tabárez é o adversário do Brasil em Belo Horizonte na quarta-feira (26).

Publicidade

O jogo

A Espanha precisou de apenas três minutos para mostrar porque foi a líder do Grupo B. Jordi Alba recebeu ótimo passe do meia Iniesta pelo meio, entrou na área e chutou no canto direito, marcando o primeiro.

A Nigéria pareceu não se abalar com o gol e apertou a marcação, dificultando a tomada de bola dos espanhóis. Além disso, se lançou ao ataque em velocidade com Ideye e Akpala, que se posicionaram bem dentro da área.

Pressionada, a Espanha tentou passes longos para os homens de frente, mas o goleiro Eneyama fez defesas importantes quando exigido. Se o goleiro nigeriano esteve bem na meta, o goleiro Valdés também precisou se esforçar para evitar o gol de empate. O equilíbrio permaneceu por toda a primeira etapa e o time de Vicente Del Bosque, conhecido por trabalhar muito a pelota, teve apenas 54% de posse de bola antes de ir para o intervalo.

No segundo tempo, os nigerianos continuaram marcando forte. Observando a dificuldade do time, Del Bosque promoveu a entrada do meia David Silva, para dar mais velocidade, e de Fernando Torres, o artilheiro espanhol na competição, no lugar do atacante Soldado.

Publicidade

Deu certo. Aos 16’, Pedro cruzou pela esquerda e encontrou o atacante do Chelsea livre dentro da área para marcar de cabeça o segundo gol da Espanha na partida.

O time de Stephen Keshi não aguentou o ritmo do primeiro tempo e foi perdendo forças no decorrer da segunda etapa. O atacante Muhammad, que entrou no lugar de Akpala, desperdiçou a melhor chance nigeriana quando ficou sozinho de frente para Valdés, mas se enrolou e chutou para fora.

A Espanha soube controlar a partida e, aos 43’, Jordi Alba recebeu o passe longo, se livrou da marcação e marcou o terceiro gol da Fúria, finalizando a partida.