• Carregando...
Paulo Comelli, técnico que reconstruiu o Paraná para esta temporada | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Paulo Comelli, técnico que reconstruiu o Paraná para esta temporada| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
  • ... a festa de 100 anos do Coritiba, que tem como uma das estrelas o meia Marlos
  • Carrasco alviverde em 2005, Lima está de volta ao Furacão disposto a estragar...
  • Saiba mais sobre o Paranaense

Apressados, os pernambucanos já colocaram a bola para rolar no fim de semana passado. Em Santa Catarina e na Bahia, os times entraram em campo hoje. Para paulistas e gaúchos o dia é quarta-feira. Paranaenses, mineiros, goianos e cariocas terão de esperar até sábado. Aos poucos, os principais clubes do país vão trocando as férias e a pré-temporada pelos campeonatos estaduais, torneios que abrem oficialmente a temporada do futebol brasileiro.

Após quase serem varridos do calendário nacional no início da década, os estaduais se adaptaram perfeitamente à sua nova condição, de campo de provas para a temporada e aperitivo antes do longo banquete que é o Campeonato Brasileiro – sem falar no "fast food" da Copa do Brasil ou no cardápio de luxo oferecido pela Libertadores.

Nos próximos três meses e meio – exceto quando os clubes entrarem em campo para os dois últimos torneios citados no parágrafo acima –, os torcedores estarão mais interessados do que nunca nos seus vizinhos. Os passos do rival local serão medidos com todo o cuidado, assim como os movimentos das possíveis zebras do interior.

Por serem intercalados com o início da Copa do Brasil e da Libertadores, os estaduais acabam ganhando como bônus a presença de grandes estrelas. Situação mais evidente no Campeonato Paulista, que verá em ação estrelas como Ronaldo, Washington e Keirrison, contratados essencialmente para brilhar nos torneios nacionais e internacionais.

Em estados de calendário menos farto também não há motivo para reclamar. Para brilhar no centenário, o Coritiba foi buscar Marcos Aurélio no futebol japonês e ainda contará com Marlos, Carlinhos Paraíba e Pedro Ken. Disposto a estragar a festa do rival, o Atlético manteve nomes como Netinho e Ferreira, trouxe Marcinho e Lima. Mais interessado em terminar o ano de volta à Série A, o Paraná já larga em 2009 com um time potencialmente melhor do que aquele que patinou na última Segundona nacional.

É esta primeira parte da temporada brasileira que a Gazeta do Povo apresenta nesta e nas próximas duas páginas.

Leia amanhã, na Gazeta Esportiva, o especial do Campeonato Paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]