• Carregando...
Sacado da meta após a perda do título estadual, Vinícius vem recuperando terreno e deixou no banco Galatto, titular ao longo de todo o Campeonato Brasileiro | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Sacado da meta após a perda do título estadual, Vinícius vem recuperando terreno e deixou no banco Galatto, titular ao longo de todo o Campeonato Brasileiro| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O adversário

Conheça mais sobre o Tocantins Futebol Clube

História

Fundado em 10 de outubro de 2005, o Tocantins é o sucessor do Tocantinense, que desde 1999 disputou as competições de futebol do estado mais novo do Brasil. Sem estádio próprio, o Tigrão da Serra manda seus jogos no Estádio Nílton Santos, que pertence ao governo estadual e tem capacidade para 12 mil pessoas.

Título

O primeiro e único título do Tocantins foi o Campeonato Tocantinense do ano passado, que valeu a classificação para a Copa do Brasil desta temporada.

Campanha em 2009

A equipe alviceleste, que participa pela primeira vez da Copa do Brasil, não está fazendo uma boa campanha no Estadual. A vitória por 1 a 0 sobre o Ipiranga, no domingo, foi apenas a primeira em três jogos. O Tocantins é o sétimo colocado na competição que tem dez equipes.

Técnico

O técnico Rodrigues Gato, que era o preparador físico do Tocantins, foi promovido na comissão após a queda de Osmar Coaracy que não suportou duas derrotas seguidas na largada do Estadual.

Promoção

Para o jogo desta noite, 10 mil ingressos foram colocados à venda e até uma moto será sorteada entre os torcedores.

Atlético x Dallas

Chance para garotos e esquecidos

Um misto entre jogadores do Atlético que não estão sendo aproveitados, juniores e até juvenis enfrenta os americanos do Dallas – que realizam pré-temporada no CT do Caju – hoje, às 19 horas, na Arena. O ingresso para a partida é uma aposta na Timemania com o Rubro-Negro como clube do coração. Sócios do Furacão também têm entrada garantida e se apostarem na loteria concorrem a prêmios durante o jogo. (RL)

A estreia do Atlético na Copa do Brasil – hoje, contra o Tocantins, em Palmas, às 20h30 – marca o acirramento da briga pela camisa 1 do Furacão. Se nos jogos contra Iguaçu e Iraty, pelo Estadual, Vinícius jogou com o status de teste, desta vez a escolha do técnico Geninho parece ser definitiva e Galatto ficará na reserva na partida mais importante do ano até o momento.

Vinícius, fundamental nos 2 a 1 sobre o Azulão, no domingo, agradou mais ao treinador, que ficou insatisfeito com dois gols sofridos por Galatto após falhas na saída de gol em bolas aéreas (nos compromissos ante Paraná e Nacional).

"Ainda não defini quem vai jogar, mas existe boa possibilidade da permanência do Vinícius", alertou Geninho, no embarque do Rubro-Negro para a Região Norte do país.

Titular absoluto e herói na arrancada para fugir do rebaixamento em 2008, Galatto não é mais incontestável na Arena da Baixada.

Por mais que Vinícius cause pavor em parte da torcida, que não esquece o erro (junto com o zagueiro Danilo) no lance do gol de Henrique Dias, que definiu o título estadual do ano passado para o Coritiba, é ele quem tem a confiança para jogar no momento.

"Ninguém tem posição garantida. O Geninho tem dito isso e, se eu ficar na reserva, estarei torcendo pelo Vinícius. Vou procurar trabalhar ainda mais para mostrar que mereço jogar", avisou Galatto. "Se eu for mesmo o escolhido, fico muito feliz. O Geninho adotou essa filosofia de testar todos (Renan Rocha também já atuou no gol em 2009) e acho que fui importante no resultado sobre o Iraty", avaliou Vinícius.

O ex-goleiro Geninho – que como jogador defendeu times do interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul entre 1966 e 1984 – tem conhecimento de causa para exigir muito mais dos goleiros.

No CT do Caju, o técnico sempre está conversando ao pé do ouvido com os arqueiros para exigir cada vez mais. No momento, a principal preocupação é quanto à saída do gol nas bolas altas na área atleticana.

"Eu exijo dos goleiros que haja uma imposição na saída do gol nos cruzamentos sobre a área. Especialmente até a linha da pequena área", afirmou.

Se no gol há uma definição, nas demais posições ainda há dúvidas. O volante Valencia, que já desfalcou o time no fim de semana, viajou mesmo sem estar recuperado de uma lesão muscular na perna direita, mas dificilmente joga. Jairo deve ser a opção. Como parceiro de Rafael Moura no ataque, Lima e Júlio César seguem disputando a posição.

Caso vença por dois gols de diferença, o Atlético elimina o rival sem a necessidade do segundo jogo. Porém, o Furacão viajou com as barbas de molho, pois nos últimos anos, foi duas vezes desclassificado da disputa por equipes de menor expressão: em 2006, pelo Volta Redonda, e em 2008, pelo Corinthians de Alagoas.

* * * * * *

Em Palmas

Tocantins

Ricardo; Marcione, Martony e Kanu; Gleisson, Moura, Marabá, Dudu, Fábio Luiz e Alvinho; Bruno.

Técnico: Rodrigues Gato.

Atlético

Vinícius; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Zé Antônio, Jairo (Valencia), Renan, Marcinho e Márcio Azevedo; Júlio César (Lima) e Rafael Moura.

Técnico: Geninho

Estádio: Nílton Santos. Horário: 20h30. Árbitro: José Caldas de Souza (DF). Auxs.: Marrubson Melo Freitas e Ênio Ferreira de Carvalho (DF).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]