- video
- Paraná fala em acerto com Agenor, mas deixa Lenílson praticamente fora
- Paraná Clube anuncia "pacotão" de reforços até sexta-feira
- Wagner Velloso alfineta diretoria do Paraná: "Não pude trazer ninguém"
- Diretoria do Paraná surpreende e contrata Zetti no lugar de Velloso
- Paraná coloca pressão sobre reforços e garotos na véspera da estreia
Zetti foi apresentado no fim da manhã desta quarta-feira como o novo técnico do Paraná Clube para a temporada. O treinador é o terceiro do Tricolor em 2009 e chega com um discurso otimista, mesmo ciente de que enfrentará muitas dificuldades nesta segunda passagem pelo clube. A primeira delas será o pouco tempo de trabalho antes da estreia na Série B do Brasileirão, neste sábado, contra o Bahia, em Salvador.
"É difícil ter esta responsabilidade de assumir a equipe e levá-la para a Primeira Divisão. É uma situação difícil, mas temos que trabalhar, os jogadores têm de entender a nossa proposta, o nosso projeto de acesso, e não medirei esforços para isso, trabalhando junto com comissão técnica, jogadores e diretoria. Tive um apoio grande em 2007 aqui, uma alegria muito grande, e espero contribuir mais uma vez com o meu conhecimento", disse Zetti, em entrevista ao Globo Esporte.
O treinador paranista sabe bem o caminho a ser seguido para subir à Série A nacional. Há cinco temporadas, ele conseguiu conduzir o Fortaleza a este objetivo, e espera fazer o mesmo agora com o Tricolor paranaense. "Conseguimos fazer uma boa campanha em 2004, e levamos Fortaleza para a Primeira Divisão do Brasileiro. Agora espero repetir esta façanha aqui no Paraná", comentou.
Na sua primeira passagem pelo Paraná, Zetti acumulou 58% (18 vitórias, nove empates e nove derrotas) de aproveitamento durante as disputas do Campeonato Paranaense (do qual foi vice-campeão), da Taça Libertadores (eliminado nas oitavas pelo Libertad-PAR) e do início do Brasileirão daquele ano. Com uma proposta tentadora do Atlético-MG, ele acabou deixando o Tricolor.
Sobre o atual grupo e reforços, o novo técnico paranista ainda deve avaliar todos os atletas antes de se posicionar e pedir reforços pontuais. Zetti procurou elogiar quem já está ai e os três jogadores confirmados também nesta quarta-feira (o volante João Paulo, o ala/atacante Marcelo Toscano e o zagueiro Gabriel).
"Conheço (os jogadores), já os vi jogando em outras equipes. Eles não trabalharam comigo, mas as informações são ótimas, são jogadores que têm uma qualidade muito boa e que podem evoluir mais ainda. Espero estar contribuindo para eles se destacarem e o Paraná ganhar com isso em performance", complementou Zetti.
Fórmula para conseguir o acesso à Série A? "Precisamos de uma equipe competitiva, a Série B exige muito do elenco, temos de ter jogadores no banco à altura, além de trabalharmos um grupo de titulares", finalizou.