Deu tudo certo para Jenson Button neste domingo e o inglês garantiu com antecedência o título da Fórmula 1 depois de terminar o Grande Prêmio do Brasil em quinto lugar. A vitória em Interlagos ficou com o australiano Mark Webber, da Red Bull, seguido de Robert Kubica, da BMW-Sauber, e de Lewis Hamilton, da McLaren.
Ainda no carro, Button levantou os braços para o alto e comemorou o título cantando "We are the champions" no rádio. Depois, pulou em cima do carro, comemorou na frente dos fotógrafos e abraçou quem passava à sua frente. No pit lane, Ross Brawn deu um sorriso discreto com o resultado, que garantiu também o título de construtores para a Brawn GP.
Rubens Barrichello, que havia largado da pole, viu suas chances se desmancharem completamente com um pneu furado já no final da prova e terminou em oitavo lugar. Único outro concorrente pelo título, Sebastian Vettel, da Red Bull, ficou em quarto.
Com esse resultado, Button chegou a 89 pontos no campeonato, seguido de Vettel com 74 e Barrichello com 72. Faltando apenas uma corrida, em Abu Dhabi, ele não pode mais ser alcançado.
Em uma corrida emocionante cheia de ultrapassagens e incidentes, Button foi agressivo quando pôde e soube controlar o resultado quando necessário para garantir o troféu faltando ainda uma corrida para o final da temporada.
Barrichello assim não conseguiu mudar a sina em sua corrida em casa neste domingo e o seu melhor resultado no Brasil continua sendo o terceiro lugar conquistado em 2004. Ele cumprimentou Button ainda na pista, postando seu carro lado a lado com o do inglês.
A corrida começou bastante complicada e a primeira volta nem tinha terminado quando o safety car entrou na pista devido a um incidente entre Adrian Sutil, da Force India, e Jarno Trulli, da Toyota. Após a batida, os dois pilotos ainda discutiram nos gramados de Interlagos. Fernando Alonso, da Renault, também teve que abandonar a prova devido ao acidente.
Kimi Raikkonen, que estava com o bico de sua Ferrari danificado, aproveitou a entrada do safety car para ir aos boxes, mas na saída seu carro acabou pegando fogo enquanto logo à sua frente Heikki Kovalainen partia com a mangueira de abastecimento ainda conectada a seu McLaren.
Os dois conseguiram voltar e o safety car deixou a pista na 5ª volta, com Barrichello ainda na liderança e Button em nono. Sabendo que precisava do máximo de pontos possível, o inglês então partiu para o ataque, e logo assumiu a sétima posição.
Entretanto, ele encontrou dificuldades para ultrapassar Kamui Kobayashi, da Toyota. O japonês não facilitou e Button acabou perdendo tempo atrás dele.
Visando abrir a maior vantagem possível sobre Mark Webber, da Red Bull, antes de ir para os boxes, Barrichello cravou voltas mais rápidas da prova uma após a outra. O piloto brasileiro fez seu primeiro pit stop na 21ª volta e voltou no meio do pelotão, em nono lugar, com Vettel à sua frente.
Button conseguiu avançar para a segunda posição depois de muita briga com Kobayashi, finalmente ultrapassando o japonês na 25ª volta. Enquanto isso, Webber foi aos boxes e ainda assim voltou em primeiro lugar.
Na 30ª volta Button fez seu primeiro pit stop, voltando em 10º lugar, com Barrichello pulando para quarto e sofrendo forte pressão de Lewis Hamilton, da McLaren. Pouco depois Kazuji Nakajima tocou na traseira de Kobayashi e perdeu o controle de seu Williams, batendo contra a proteção de pneus.
Faltando 30 voltas para o final, Webber ainda liderava a prova, seguido de Kubica e Barrichello, com Button em sexto.
O brasileiro faz o seu segundo pit stop na 51ª volta, voltando à frente de Hamilton, em sexto lugar, deixando Button em terceiro. Uma volta depois Webber também foi aos boxes, e mais uma vez conseguiu voltar na liderança.
O segundo pit de Button foi na 55ª volta, e em seu retorno ainda teve que brigar por posição com Kovalainen, ficando em sétimo. Após a entrada de Vettel, Barrichello ficou em terceiro lugar, duas posições à frente do alemão.
A 10 voltas do final, entretanto, Barrichello perdeu uma posição para Hamilton e caiu para o quarto lugar. Logo em seguida os boxes o avisaram que ele tinha um pneu furado e a oito voltas do final ele teve que fazer um terceiro pit stop, destruindo de vez suas chances de subir ao pódio.
Confira a seguir todos os campeões da história da F-1:
2009 - Jenson Button (Inglaterra) Brawn
2008 - Lewis Hamilton (Inglaterra) McLaren
2007 - Kimi Raikkonen (Finlândia) Ferrari
2006 - Fernando Alonso (Espanha) Renault
2005 - Alonso, Renault
2004 - Michael Schumacher (Alemanha), Ferrari
2003 - Schumacher, Ferrari
2002 - Schumacher, Ferrari
2001 - Schumacher, Ferrari
2000 - Schumacher, Ferrari
1999 - Mika Hakkinen (Finlândia) McLaren
1998 - Hakkinen, McLaren
1997 - Jacques Villeneuve (Canadá) Williams
1996 - Damon Hill (Inglaterra) Williams
1995 - Schumacher, Benetton
1994 - Schumacher, Benetton
1993 - Alain Prost (França) Williams
1992 - Nigel Mansell (Inglaterra) Williams
1991 - Ayrton Senna (Brasil) McLaren
1990 - Senna, McLaren
1989 - Prost, McLaren
1988 - Senna, McLaren
1987 - Nelson Piquet (Brasil) Williams
1986 - Prost, McLaren
1985 - Prost, McLaren
1984 - Niki Lauda (Áustria) McLaren
1983 - Piquet, Brabham
1982 - Keke Rosberg (Finlândia) Williams
1981 - Piquet, Brabham
1980 - Alan Jones (Austrália) Williams
1979 - Jody Scheckter (África do Sul) Ferrari
1978 - Mario Andretti (EUA) Lotus
1977 - Lauda, Ferrari
1976 - James Hunt (Inglaterra) McLaren
1975 - Lauda, Ferrari
1974 - Emerson Fittipaldi (Brasil) McLaren
1973 - Jackie Stewart (Inglaterra) Tyrrell
1972 - Fittipaldi, Lotus
1971 - Stewart, Tyrrell
1970 - Jochen Rindt (Áustria) Lotus
1969 - Stewart, Matra
1968 - Graham Hill (Inglaterra) Lotus
1967 - Denny Hulme (Nova Zelândia) Brabham
1966 - Jack Brabham (Austrália) Brabham
1965 - Jim Clark (Inglaterra) Lotus
1964 - John Surtees (Inglaterra) Ferrari
1963 - Clark, Lotus
1962 - G. Hill, BRM
1961 - Phil Hill (EUA) Ferrari
1960 - Brabham, Cooper
1959 - Brabham, Cooper
1958 - Mike Hawthorn (Inglaterra) Ferrari
1957 - Juan Manuel Fangio (Argentina) Maserati
1956 - Fangio, Lancia/Ferrari
1955 - Fangio, Mercedes
1954 - Fangio, Mercedes/Maserati
1953 - Alberto Ascari (Itália), Ferrari
1952 - Ascari, Ferrari
1951 - Fangio, Alfa Romeo
1950 - Giuseppe Farina (Itália) Alfa Romeo
Campeões com mais de 1 título:
7 - Schumacher
5 - Fangio
4 - Prost
3 - Brabham, Stewart, Lauda, Piquet, Senna
2 - Ascari, Graham Hill, Clark, Fittipaldi, Hakkinen, Alonso
- Jenson Button realiza sonho de criança em Interlagos
- Barrichello não quer saber do 2º lugar: "Vice é o primeiro dos perdedores"
- Rubinho busca refúgio na família antes de falar com a imprensa em Interlagos
- Imprensa inglesa coroa Jenson Button
- Pai de Button chora e revela: "De manhã, ele me disse que eu iria gostar da corrida"
- Rubens Barrichello empresta avião para Button adiar seu retorno à Inglaterra
- Jackie Stewart lembra: "Há 40 anos que britânicos não vencem consecutivamente"
- Fornecedora de motores do time não esperava sucesso da Brawn GP
- McLaren e Trulli são multados por incidentes em Interlagos
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas