A quarta passagem de Antônio Lopes no comando do Atlético Paranaense começa nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Cruzeiro, no Mineirão. O Delegado será o terceiro treinador do Furacão no Campeonato Brasileiro e terá a árdua missão de tirar a equipe da zona do rebaixamento, posição que acompanha o Rubro-Negro desde o início do certame. O palco do jogo também não ajuda, porém o otimismo ainda assim permanece.
A Gazeta do Povo On-Line acompanha as emoções da partida Lance a Lance a partir das 19h15.
Antes da viagem para Belo Horizonte, Lopes realizou o seu primeiro e único treinamento antes de pegar a Raposa. "Foi bom, conheço a maioria do grupo e senti o elenco bem solto, tranquilo. A vitória contra o Fluminense foi boa, levantou o astral de todos, hoje treinamos bastante, com aplicação, e procurei posicionar a equipe taticamente", disse o Delegado em sua entrevista coletiva.
O principal desfalque do Atlético será a ausência do lateral-direito Raul, expulso na última rodada. Nei volta a atuar pela lateral-direita, com a manutenção de Bruno Costa na zaga e a entrada de Rafael Miranda no meio-campo. Apesar da postura no papel aparecer como 4-4-2, ela poderá variar no decorrer do jogo, de acordo com o andamento e com a posse de bola rubro-negra. Esta variação tática é uma das cartas na manga de Lopes.
"Espero um time aguerrido, com espírito de competitividade grande. Acho que teremos uma melhora grande no Mineirão, vamos realizar uma boa partida", completou o treinador atleticano. Todavia, o Atlético só venceu três vezes no estádio mineiro. Em 18 encontros com o Cruzeiro, foram nove vitórias celestes e seis empates. Mas nem o retrospecto ruim desanima os jogadores, que crêem na segunda vitória longe de casa no Brasileirão.
"Teremos um grande adversário pela frente, então está na hora de mostrarmos tudo que sabemos dentro de campo", disse Rafael Miranda. "No Mineirão o campo é grande e nos dá condição de jogar. Temos que explorar os contra-ataques, que nosso time é muito rápido do meio para frente. Esperamos que dê certo a formação e que a gente saia dessa situação o quanto antes", concluiu o atacante Wallyson.
Cruzeiro
Ainda próximo da zona de rebaixamento e sem conseguir uma sequência de vitórias, o Cruzeiro tem problemas para receber o Atlético no Mineirão. O técnico Adilson Batista não poderá contar com o lateral-direito Jonathan e do atacante Thiago Ribeiro, expulsos diante do Grêmio na rodada passada. Outro problema é a ausência do meia Wagner, machucado. O zagueiro Thiago Heleno está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
"O Cruzeiro vai jogar em casa e temos que vencer. Precisamos subir na tabela para focar no nosso objetivo, que é ficar lá em cima. A gente não poder perder esse jogo. O Atlético vive uma situação difícil e também precisa dos três pontos", disse o atacante Kléber. Uma novidade da Raposa estará no banco de reservas: o zagueiro Gil, contratado junto ao Atlético-GO, foi relacionado para a partida.
CRUZEIRO x ATLÉTICO PARANAENSE 05/08/09, às 19h30
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG.
Transmissão: TV Premiere FC; Lance a Lance Gazeta do Povo On-Line.
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP).
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e João Bourgalber Nobre Chaves (SP).
Cruzeiro Fábio; Diego Renan, Leonardo Silva, Vinícius e Gerson Magrão; Henrique, Fabrício, Fabinho e Marquinhos Paraná; Kléber e Wellington Paulista. Técnico: Adilson Batista.
Atlético Galatto; Nei, Rhodolfo, Bruno Costa e Márcio Azevedo; Valencia, Rafael Miranda, Paulo Baier e Marcinho; Wesley e Wallyson. Técnico: Antônio Lopes.
- Marquinhos Santos deixa sub-20 do Atlético e assume juniores do Coritiba
- Furacão aguarda exames finais para anunciar atacante Zulu, do Criciúma
- Grato ao Furacão, Rafael Santos não esconde alegria de acerto com Bologna
- Dupla do Furacão é convocada para a seleção brasileira sub-17
- Leandro Niehues é novo auxiliar-técnico de Antônio Lopes e nega condição de "estagiário"
- Atlético recusou proposta por Rhodolfo, diz procurador do zagueiro
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia