O Atlético perdeu por 3 a 0 para o San Lorenzo, na noite desta quarta-feira (3), na Arena da Baixada, e desperdiçou a chance de ouro de se classificar antecipadamente para as oitavas de final da Libertadores diante de seu torcedor.
TABELA: confira a classificação dos grupos e os resultados da Libertadores 2017
Com o revés, o Furacão terá de buscar a vaga na próxima fase longe de casa, em duelo decisivo contra a Universidad Católica, dia 17 de maio, em Santiago, no Chile. Uma vitória contra os chilenos classifica o time comandado por Paulo Autuori, independentemente do resultado entre Flamengo e San Lorenzo, que se enfrentam no mesmo dia, na Argentina. Em caso de empate, o Furacão depende de vitória flamenguista.
Foi a segunda derrota consecutiva do Atlético em seus domínios. No último domingo (30), a equipe já havia sido superada por 3 a 0 pelo rival Coritiba, na partida de ida da final do Campeonato Paranaense. Antes da derrota para o Coxa, o Furacão estava há oito meses sem perder na Baixada.
GALERIA: veja imagens da partida na Arena da Baixada
LANCE A LANCE: Veja como foi Atlético x San Lorenzo
Em protesto, torcida do Atlético grita nome de Walter e outros recém-saídos da Baixada
Leia a matéria completaA vitória do San Lorenzo começou a ser construída ainda no primeiro tempo. Aos 13 minutos, quando o jogo estava truncado, os visitantes encaixaram jogada ensaiada de escanteio e Paulo Díaz abriu o placar. A torcida atleticana, que já antes do apito inicial entoou gritos de “raça”, reforçou o pedido nas arquibancadas. Após o apito do intervalo, reagiu com vaias.
Na etapa complementar, o Furacão voltou elétrico em busca do empate, com as entradas de Pablo e Felipe Gedoz, nas vagas de Matheus Rossetto e Douglas Coutinho. Aos 5, Sidcley chegou a tirar o grito de gol dos rubro-negros, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora. Aos 8, Nikão bateu de longe e assustou.
Aos 21, entretanto, o balde de água fria. Após cruzamento da direita, Blandi subiu mais do que a zaga para fechar o placar. Autuori ainda lançou Grafite na vaga de Eduardo da Silva para tentar reagir mas, apesar da tentativa de pressão, foi insuficiente.
Autuori vê Atlético nocauteado e critica falhas: “Perdemos eficiência defensiva”
Leia a matéria completaA derrota ficou ainda pior nos acréscimos, quando Botta fez o terceiro do San Lorenzo. A torcida, que já gritava “vergonha, vergonha”, de forma irônica aplaudiu o gol adversário.
Agora, o Atlético volta novamente as atenções para o Estadual. No próximo domingo (7), o time enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, para tentar reverter a grande vantagem obtida pelo rival e conquistar o bicampeonato.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Merlini
O meia foi a referência do time argentino no jogo. Distribuiu as jogadas, deu trabalho para os defensores do Atlético e foi fundamental para o San Lorenzo sair com a vitória.
Bonde
Douglas Coutinho
O atacante não pegou na bola. O Furacão teve dificuldades na criação das jogadas e a bola não chegou para o atacante, que foi substituído no intervalo da partida dando lugar a Felipe Gedoz.
Guerreiro
Nikão
O meia do Furacão foi jogador que mais tentou pelo Furacão. Apareceu, enfrentou a marcação, criou, principalmente no segundo tempo, mas não foi suficiente para ajudar o Atlético a sair com a vitória.
Gols
1º tempo
0 x 1 (13 min) – Após jogada ensaiada, o San Lorenzo abriu o placar com Paulo Díaz de cabeça
2º tempo
0 x 2 (22 min) – Blandi aproveitou cruzamento de Besluchi e, também de cabeça, ampliou o marcador para o San Lorenzo.
0 x 3 (46 min) - Botta recebe na área, livra-se da marcação com facilidade e marca o terceiro do San Lorenzo.
Chave do jogo
Entrega do San Lorenzo
O time argentino veio para Curitiba com a necessidade de se manter vivo no Grupo 4. A equipe se entregou desde os primeiros minutos e abriu o placar logo no começo, dificultando o jogo para o Furacão. O San Lorenzo teve poucas chances, mas aproveitou as falhas da zaga atleticana e garantiu a vitória na Arena da Baixada.
Cartões
Amarelos: Thiago Heleno (Atlético); Paulo Díaz e Hernán Rojas (San Lorenzo)
Próximos jogo:
Atlético: Coritiba, no domingo (7), às 16h: jogo de volta da final do Paranaense
Explosões em Brasília tem força jurídica para enterrar o PL da Anistia?
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião