A presença do meia Seedorf, 37 anos, do Botafogo, contra o Atlético no domingo, às 18h30, na Vila Capanema, ainda não está confirmada. O jogador está com dores musculares e é dúvida. Porém, caso entre em campo, o atleta holandês fará um duelo interessante com outro veterano, o atleticano Paulo Baier, 38 anos.
Os dois são destaques. O holandês no comando do líder do Brasileirão e o Maestro na arrancada que levou o Furacão da zona de rebaixamento para a cola do G4. E não só pelo aspecto tático. Os dois são praticamente técnicos dentro de campo.
Veja abaixo um comparativo entre Baier e Seedorf:
1-Liderança no grupoPelo menos dentro de campo, Seedorf está na frente neste quesito por falar mais com os companheiros. A liderança de Baier também é grande, mas mais como um exemplo, não em termos de cobrança dos companheiros dentro das quatro linhas.
2-Qualidade técnicaUma leve vantagem para o botafoguense nesse quesito, pois é o motor do clube e o principal destaque do Brasileiro. Mas Baier não fica muito atrás. Desde que Vagner Mancini assumiu o Atlético, o Maestro voltou a ser titular. Coincidentemente, o Furacão deu a arrancada da zona de rebaixamento para perto do G4.
3-Idolatria da torcidaPonto para Paulo Baier neste quesito. Mesmo sendo adorado no Botafogo, Seedorf está há menos tempo no clube e não tem o status de ídolo alcançado por Baier desde que chegou à Baixada em 2009.
4- Exemplo para os mais novosDois jogadores que chegam na idade deles ainda jogando futebol de forma competitiva com certeza acabam sendo um exemplo para os mais novos. Ambos têm muita influência sobre os mais jovens. Mas Seedorf anda exagerando nas cobranças no Botafogo, o que tem irritado alguns companheiros. Baier na frente.
5 - RodagemVantagem larga de Seedorf. Antes do Botafogo, só jogou em equipes de ponta do futebol mundial e é o único jogador a vencer a Liga dos Campeões por clubes de três países diferentes: uma com o holandês Ajax, duas com o espanhol Real Madrid e duas com o italiano Milan. O holandês ainda jogou uma Copa do Mundo, em 1998, na França. Baier só atuou em clubes brasileiros e foi convocado para a seleção apenas em 2004, para três amistosos.
6 - DesgasteO atleticano costuma ser mais poupado que o botafoguense. No entanto, Baier é mais velho e isso faz diferença. Mesmo assim, aparentemente, o desgaste de Seedorf é menor.
7 - MarketingOs dois são os garotos-propagandas dos seus times, essências na tentativa de aumentar o público, principalmente em relação ao quadro associativo, e a venda de produtos. Apesar do renome internacional de Seedorf, há um empate neste quesito.
8- GolsEm 13 jogos neste Brasileiro, Seedorf fez cinco gols, uma média de 0,38. Já Baier marcou quatro gols em 12 jogos, uma média de 0,33. Empate técnico.
9- Experiência em BrasileirosBaier ganha disparado. O atleticano é o artilheiro da era dos pontos corridos, disputado desde 2003, com 95 gols. Já Seedorf joga seu segundo Brasileiro e, pela idade, não vai ultrapassar o Maestro.
10- Preparo físicoMais uma vez a diferença de um ano e meio na idade faz a diferença para o holandês, que dificilmente é substituído. Seedorf jogou 1.163 minutos no Brasileiro, uma média de 89 minutos por jogo. Já Baier atuou em 838 minutos, com uma média de 69 minutos por jogo.