No duelo contra o Grêmio, nesta quarta-feira (16), às 21 horas, o Atlético completará seu jogo de número 106 como mandante no Couto Pereira em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro.
GRÁFICO: veja o desempenho do Atlético no Couto Pereira
O retrospecto do Furacão na casa coxa-branca no Nacional é mediano. No total, são 42 vitórias, 33 empates e 30 derrotas, aproveitamento de 50,47%. A trajetória rubro-negra no estádio do arquirrival começa em 1968, quando a principal disputa nacional existia sob o rótulo de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o popular Robertão. A praça esportiva do Alto da Glória, por sua vez, ainda se chamava Belfort Duarte.
TOP 5: momentos marcantes do Atlético como mandante no Couto
- Atlético volta a mandar jogo na antiga ‘segunda casa’ Couto Pereira
- Atlético faz promoção de ingresso para jogo contra o Grêmio no Couto Pereira
- Colunistas da Gazeta projetam semana de Atletiba e arriscam resultado do clássico
- Gionédis, que vetou o Couto Pereira para o Atlético, defende Baixada como estádio para o Trio de Ferro
Naquele ano, o Atlético recebeu o Bangu no lar alviverde no dia 1.º de dezembro. O resultado foi um empate por 2 a 2. Dois anos depois, em 1970, os atleticanos mandaram outros doze duelos no local pelo Robertão, com destaque para uma vitória por 4 a 1 sobre o Vasco em 22 de novembro de 1970. Ao todo, foram 13 jogos, quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas do Furacão atuando no Belfort Duarte pelo Robertão.
ENQUETE: quem vai vencer o Atletiba?
Ainda na época do Belfort Duarte, o Atlético mandou outras 41 partidas no local entre os Brasileiros de 1973 e 76. Foram 19 vitórias, 13 empates e nove derrotas, aproveitamento de 56,91%. Após reformas no estádio e a mudança de nome para Major Antônio Couto Pereira, sua identidade atual, o Furacão prosseguiu utilizando a ‘segunda casa’.
CARNEIRO NETO: time de maior torcida passou décadas como um sem teto
Entre os anos de 1977 e 1997 foram 49 jogos, com 19 vitórias, 14 empates e 16 derrotas, aproveitamento de 48,2% dos pontos. As últimas partidas no Couto como mandante foram em 2005: contra Figueirense e Fortaleza, mas com portões fechados. Na época, o clube havia recebido uma punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e teve de mandar dois jogos com portões fechados e fora da Arena da Baixada.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada