De forma inesperada, o Vitória perdeu a invencibilidade no estádio Barradão, em Salvador, de sete jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B e de 23 jogos seguidos, nesta sexta-feira (3). Mesmo com o apoio da torcida, o clube rubro-negro baiano perdeu para o Bragantino por 1 a 0, com um gol de pênalti, aos 34 minutos do segundo tempo.
O time paulista não vencia há oito rodadas e agora aparece com 15 pontos, em 16.º lugar. O Vitória, que teve a sua pior atuação na Série B, perdeu a chance de encostar no líder Criciúma, mas continua na vice-liderança, com 32 pontos.
O bem armado esquema defensivo armado pelo Bragantino, que congestionou a frente da grande área, atrapalhou os planos do Vitória em definir o jogo logo no começo. Restou ao time baiano tentar explorar as beiradas dos campos, onde também encontrou dificuldades, ou então arriscar os chutes de longa distância.
Tanto que o time baiano só ameaçou aos 41 minutos, em uma jogada individual de Pedro Ken, que cortou um adversário duas vezes na área e chutou no peito do goleiro Rafael Santos, que mandou a bola para escanteio.
No segundo tempo, o Bragantino voltou mais adiantado e quase abriu o placar aos dois minutos em uma arrancada de Lincom. Dentro da área ele disparou o chute e Deola espalmou. Nino Paraíba respondeu para o time da casa aos quatro, quando bateu no alto e Rafael Santos mandou para fora.
Aos 12 minutos aconteceu um lance polêmico. Após o levantamento para a área do Vitória, o zagueiro Dankler subiu com o braço. Os paulistas reclamaram de pênalti, não marcado. A compensação do árbitro paranaense Heber Roberto Lopes aconteceu aos 32, quando Lincom "cavou" uma falta de Gabriel e o árbitro assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, aos 34, Lincom chutou forte no canto esquerdo de Deola. Ele saltou certo, mas não alcançou a bola.
Antes do gol aconteceu o lance mais incrível do jogo. Eduardo Ramos bateu falta pelo alto, a bola tocou no meio da trave e bateu na "bunda" do zagueiro Rafael Caldeira, que estava de costas e nem viu o lance. Não era mesmo uma boa noite para os baianos.
A 16.ª rodada será aberta na próxima terça com o Bragantino recebendo o lanterna Ipatinga, a partir das 21 horas. O Vitória só joga no sábado, dia 11, mas fora de casa diante do América-MG.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast