Custo
O clássico deste domingo (20) custa R$ 100 para o torcedor comum (não sócio), com meia-entrada a R$ 50 – preço normal do ingresso na Arena. Com Atlético e Coritiba patinando no Paranaense, e considerando o apelo menor da competição, o momento pedia uma promoção de bilhetes.
Contra o Criciúma, pela Primeira Liga, a diretoria do Furacão pôde medir o interesse do torcedor não-sócio em frequentar a Baixada. Barateou as entradas – R$ 40 inteira e R$ 20 meia – e quase lotou o estádio. A presença de público rendeu o recorde do estádio: 33.270 pagantes, 35.746 total. Com o Atletiba, e um ingresso mais acessível, era a chance de bater a marca. E caso a dupla alcance a decisão do Estadual, aí sim, seria a ocasião para faturar alto.
Divulgação
Até então, o máximo que os clubes fizeram foram entrevistas coletivas em conjunto, interação nas redes sociais e um vídeo produzido pelo Coxa que reuniu Sicupira e Krüger, ídolos da dupla. “São poucos Atletibas no ano e há uma série de possibilidades para promoção. Mas os clubes não se planejam de uma forma geral. O resultado normalmente é pífio”, analisa Amir Sommogi, especialista em marketing esportivo.
- Veja o principal trunfo e a fraqueza de Atlético e Coritiba para o clássico
- Walter e Kléber buscam recuperar moral no Atletiba da Arena
- Céu e inferno: veja quem pode se consagrar ou cair em desgraça no Atletiba deste domingo
- Confira as escalações de Atlético e Coritiba para o Atletiba
- Veja quais serão os grandes duelos em campo no Atletiba na Arena
Venda de ingressos casados (compre o bilhete do Atletiba e ganhe de outro jogo), inserções na televisão, criação de um site alusivo ao clássico, fanpage no Facebook, ampliação do relacionamento com a mídia e patrocinadores, entre outras alternativas, valorizariam as marcas dos clubes e motivariam o torcedor.
Evento
O Atletiba se resume ao tempo de bola rolando. Normalmente, não há ação pré-jogo, nem pós. Cenário pobre para um confronto de mais de 90 anos de rivalidade entre os dois clubes mais vencedores do Paraná. E no caso deste clássico, o ambiente é o ideal para entreter os torcedores antes do duelo, no intervalo, e mesmo após o apito final. Com teto retrátil, as atrações não dependem do clima e o gramado sintético favorece realizações no campo de jogo.
É o conceito de “game day” (dia do jogo, na tradução livre) dos esportes americanos. Apresentações musicais, atrações no telão (um breve documentário sobre a história do jogo?), preliminar com ídolos das duas equipes divididos em dois times, disputa de pênaltis entre torcedores etc.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”