O elenco do Coritiba embarca na manhã deste domingo (10) para Foz do Iguaçu, onde seguirá com a pré-temporada para o o início do Paranaense e da Primeira Liga, no final do mês. Mas os atletas não ficarão nesse começo apenas com trabalhos físicos, como era comum ocorrer.
A aposta alviverde será em um esforço integrado entre o preparador físico Robson Gomes e o técnico Gilson Kleina para que os jogadores atinjam a melhor forma física e técnica o mais rápido possível.“Na primeira semana nós faremos três trabalhos físicos para um trabalho técnico. Depois dois por um, depois um por um e vai assim até o início da competição. E sempre com testes durante a preparação para ver a evolução dos atletas”, explicou Gomes.
“Os trabalhos das equipes em que eu participo não são dissociados. Nós trabalhamos com um lado transdisciplinar em que todos dentro da sua função na comissão técnica são importantes”, destacou.
O preparador físico alviverde ainda explicou que a programação é seguir com os trabalhos de pré-temporada mesmo após começo das competições. A partir disso Gomes poderá passar para Kleina se o atleta está bem para jogar ou se é melhor preserva-lo em algum jogo pensando no ano como um todo.
“Faço questão de falar que a nossa pré-temporada se estende até o dia 31 de março. É através desses trabalhos evolutivos que nós temos uma consciência dos atletas que podem ser utilizados em determinado momento ou não” contou o preparador físico.
Após retornarem aos treinos dia 6 de janeiro, os atletas passaram inicialmente por uma bateria de exames para avaliar a condição física de cada um. Depois foram feitos pequenos trabalhos de readaptação física para que não sentissem o impacto após 30 dias de férias. Agora, no calor de Foz, a tendência é que eles sejam mais exigidos para chegarem bem no início das competições.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos