Não foi uma exibição brilhante, mas o Coritiba conseguiu pela primeira vez vencer duas partidas seguidas no Campeonato Brasileiro. O triunfo por 1 a 0 sobre o Criciúma, no Couto Pereira, valeu muito para os alviverdes, que chegaram a 29 pontos, saindo provisoriamente da ZR da competição, em 16º lugar. Nesta quinta, o Coxa torce por um tropeço da Chapecoense contra o Internacional.
O gol da vitória contra o Tigre foi marcado pelo zagueiro Luccas Claro, que aproveitou cobrança de falta de Alex e, de cabeça, venceu o goleiro Bruno aos 46 minutos do primeiro tempo.
LANCE A LANCE: Veja como foi Coritiba 1x0 Criciúma
TABELA: Confira a classificação do Brasileirão
Confira fotos da vitória do Coxa no Couto
A próxima partida alviverde será contra o Goiás, no Serra Dourada, no sábado, às 18h30. Já o Criciúma, no dia seguinte, recebe o Santos, às 18h30.
O jogo
O Coritiba tomou a iniciativa nos primeiros minutos, pressionando sob a batuta de Alex, que fez sua partida de número 200 com a camisa alviverde. Aos oito minutos, a maior polêmica da metade inicial do confronto - Robinho e Alex tabelaram e o camisa 10 foi derrubado dentro da área. O árbitro Sandro Meira Ricci, no entanto, nada deu, deixando o lance seguir. Na sobra, Zé Love bateu em cima de Bruno, e o rebote sobrou para Norberto - o lateral, porém, finalizou mal, mandando a bola para fora.
O Criciúma conseguiu resistir ao sufoco inicial, e passou a apertar a marcação, buscando se aproveitar de erros alviverdes. Mas os catarinenses não conseguiam se firmar no ataque, trazendo pouco perigo ao Coritiba. A partida teve poucos lances ríspidos - o único cartão amarelo antes do intervalo foi por reclamação, para o atacante Zé Love. Foi a terceira advertência do camisa 7, que fica de fora do compromisso diante do Goiás, no fim de semana.
A pressão alviverde continuou, com o Criciúma tentando acalmar o duelo. O ataque do Coritiba desperdiçou algumas chances, a maior delas com Martinuccio, que recebeu livre pela esquerda, mas bateu sem direção. Quando tudo parecia caminhar para um primeiro tempo sem gols, uma falta aos 46 minutos mudou tudo no Couto Pereira. Alex levantou na área e o zagueiro Luccas Claro desviou, sem chances para o goleiro Bruno. Na saída de bola, o primeiro tempo terminou, com vitória parcial do Coxa.
No segundo tempo, o Criciúma entrou menos nervoso, tentando reagir, enquanto o Coritiba mantinha a calma. A posse de bola seguia com o time da casa, e o Tigre não encaixava contra-ataques, mesmo com a entrada de Paulo Baier.
A partir da metade da etapa final, o Tigre partiu para cima, perdendo várias oportunidades e pressionando de forma desordenada. A torcida não escondeu a tensão, cobrando melhor desempenho do Coxa, que não conseguia contra-atacar e se livrar do perigo.
Os catarinenses chegaram a balançar a rede aos 30 minutos, mas Souza estava impedido. O jogo estava bastante aberto, mas o Criciúma era superior, buscando cruzamentos na área, enquanto a defesa do Coritiba afastava.
A pressão catarinense durou até os 49, quando Meira Ricci apitou o fim do confronto, garantindo a festa dos 13 mil torcedores presentes no Couto Pereira.
Coritiba 1x0 Criciuma
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião