A derrota para o Grêmio por 1 a 0 nesta quarta-feira (19), no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, foi o choque de realidade que o Coritiba tentou evitar. As duas vitórias em sequência no Brasileirão, contra Palmeiras e Vasco, devolveram a confiança ao time e criaram expectativa no torcedor.
O resultado contra os gaúchos, porém, recoloca o Coxa na rota de seu principal objetivo: fugir do rebaixamento no Brasileirão. “Vamos procurar treinar bem nos próximos dias, pois temos um jogo muito importante contra a Chapecoense domingo. É uma final para a gente e ganhando podemos sair da zona do rebaixamento”, avalia o zagueiro Wallison Maia.
Antes mesmo do jogo, o técnico Ney Franco deixou claro que o Brasileiro é a prioridade. Ao final da partida, o treinador escancarou a preferência do time pela Série A. “Quando tomamos o gol, passei a pensar no jogo de domingo, vendo que nossa situação é muito difícil”, explica. Por isso o treinador sacou o volante João Paulo, um dos melhores em campo, para evitar lesões. “Corremos o risco de tomar o segundo gol, mas ali só pensava no domingo”.
Mesmo tentando não deixar essa preferência transparecer ao torcedor, Ney Franco preparou uma equipe alternativa para o jogo. Aproveitou que não podia contar com três titulares – Lúcio Flávio, Wilson e Henrique Almeida já disputaram a Copa do Brasil por outros times – e ousou.
LANCE A LANCE: saiba como foi Coritiba x Grêmio
Com o lateral Juan no meio e Carlinhos, que não jogava desde 13 de maio por uma lesão, na esquerda, Ney Franco escalou Cáceres, seu homem de confiança, na meia. Negueba ganhou a vaga de Rafhael Lucas e Wallison Maia compôs o sistema defensivo numa falsa linha de três zagueiros.
Embora a posse tenha ficado equilibrada, o Alviverde teve mais desarmes, mais lançamentos, mais cruzamentos e, principalmente, mais chances de gol. A atuação do Grêmio foi marcada pela paciência, aguardando um erro alviverde. O que aconteceu. Na falha de Cáceres, que perdeu a bola na saída de jogo, o Grêmio marcou aos 26 do segundo tempo, com o lateral Marcelo Oliveira, no primeiro e único arremate dos gaúchos.
“Infelizmente as oportunidades que tivemos não aproveitamos. Tomamos o gol num vacilo, pois não acompanhamos o marcador. Agora temos que deixar isso de lado e focar no domingo”, avalia o meia Ruy.
A volta será quinta-feira (27), em Porto Alegre. Antes, o Coxa encara a Chapecoense, na abertura do segundo turno do Brasileirão, no Couto.
Chave do jogo
Apesar do domínio na primeira etapa, o Coritiba não converteu o volume de chances em gols. A marcação do meio sobre Giuliano e Douglas funcionaram mas o Grêmio achou um gol em tiro de fora da área de Marcelo Oliveira.
Craque
Carlinhos
Voltou em boa forma e fechou a lateral esquerda do Coritiba, permitindo mais liberdade a Juan no meio de campo. Ganhou todas as jogadas do seu lado.
Bonde
Douglas
Ficou preso na marcação de Cáceres e pouco apareceu no jogo, o Grêmio só igualou o jogo no meio após a entrada de Fernandinho pelo lado direito.
Guerreiro
Marcelo Oliveira
Além de conter os avanços de Negueba, marcou o gol do jogo.
Gols
2º Tempo
0 x 1 – 26 min.: Marcelo Oliveira recebe de Douglas na esquerda e chuta no canto esquerdo de Bruno.
Próximos jogos
Coritiba: Chapecoense (casa – Brasileiro); Grêmio (fora – Copa do Brasil); Grêmio (fora - Brasileiro)
Grêmio: Ponte Preta (fora – Brasileiro); Coritiba (casa – Copa do Brasil); Coritiba (casa – Brasileiro)
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink