A possibilidade de Atlético e Coritiba se encontrarem na fase decisiva do Campeonato Paranaense ficou somente a final. Finalistas das quatro últimas edições, O Furacão vai encarar o Paraná, enquanto que o Coxa encara o Rio Branco no chaveamento das quartas de final.
INFOGRÁFICO: Confira os confrontos das quartas de final do Paranaense
INFOGRÁFICO: Confira os destaques da primeira fase do Estadual
O vencedor de Paraná e Atlético enfrenta Londrina ou J. Malucelli na semifinal. Do outro lado da tabela, quem levar a melhor da partida envolvendo Coritiba e Rio Branco encara o classificado de Maringá e Prudentópolis. Nesta fase, em caso de uma vitória para cada lado e igualdade de saldo de gols, o classificado será definido nos pênaltis.
Após as 11 rodadas da primeira fase, o Paranaense começa a ganhar emoção. A partir do próximo fim de semana, os oito classificados irão duelar nas quartas de final, disputadas no sistema de mata-mata.
Como previsto antes do início do torneio, os quatro times da capital Paraná, Coritiba. J. Malucelli e Atlético - estão entre os finalistas. O grupo que permanece na luta pelo título do estadual deste ano ainda conta com Londrina, Maringá, Rio Branco e Prudentópolis.
Único do trio de ferro a encarar o Estadual com a equipe principal desde a estreia, o Paraná terminou a fase de classificação na liderança, fruto da goleada por 4 a 0 sobre o Atlético - a mais elástica do Tricolor na história diante do Furacão.
A equipe do técnico Milton Mendes acabou com o mesmo número de pontos do Coritiba, mas melhor no saldo de gols (seis a mais). Pelo outro lado, por pouco a derrota não custou a classificação rubro-negra. O time do técnico Petkovic ficou em 8.º colocado. As duas equipes voltam a se reencontrar no mata-mata.
Já classificado, o Coritiba poupou vários jogadores no jogo em Londrina, entre eles o craque Alex. A opção custou a derrota para o time da casa pelo placar de 2 a 0, deixando o atual campeão paranaense em 2.° lugar na tábua de classificação.
O adversário nas quartas de final do Coxa será o Rio Branco (7.º). Já o Londrina, 4.º colocado, terá pela frente o J. Malucelli (5.º) que empatou com o Operário.
O único confronto da fase de mata-mata a contar com dois times do interior reúne Maringá (3.º) e Prudentópolis (6.º). Após disputarem a 2.º divisão do Estadual no ano passado, as duas equipes foram as surpresas entre os finalistas. O Maringá, que chegou a ocupar a liderança do Paranaense, teve o ataque mais positivo nas 11 rodadas iniciais (18 gols).
Rebaixamento
Por outro lado, Cianorte, Operário, Arapongas e Toledo irão disputar o Torneio da Morte para definir os dois rebaixados. Com apenas uma vitória em 11 jogos, o Porco é forte candidato a deixar a elite paranaense em 2015. Baseada na fase de classificação, as outras três equipes mantêm certo equilíbrio de forças. O quadrangular será disputado no sistema de turno e returno.
- "Ninguém mais vai ficar com as perninhas para o ar", avisa técnico do Coritiba
- Atleticano Otávio promete "atropelar" o Paraná no mata-mata
- "Fomos desrespeitados", diz técnico do Paraná após garantir a liderança
- Time misto do Coritiba perde para o Londrina no Café
- Paraná goleia Atlético e termina em primeiro na tabela
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast