Treino
O elenco do Paraná se reapresentou ontem à tarde. Os jogadores que não foram utilizados no confronto com o Bragantino realizaram uma partida com atletas das categorias de base do clube. Hoje, o time volta aos treinamentos normais, visando ao compromisso com o Atlético-GO, na próxima terça-feira, às 21 horas, na Vila Capanema. Liberados da suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-direito Roniery e o volante Ricardo Conceição poderão ser aproveitados.
Já exaltada outras vezes ao longo da disputa, a "força do elenco" do Paraná foi apontada por Dado Cavalcanti como o trunfo da recuperação na Série B. Com o empate diante do Ceará (1 a 1), e a vitória sobre o Bragantino (1 a 0), o Tricolor recuperou o posto no G4.
"Quando nós iniciamos a nossa última jornada de jogos sucessivos, tivemos de fazer algumas mudanças no time. Não foi a primeira vez que nós lançamos jogadores. Foi uma repetição e vai acontecer de novo", comentou Dado Cavalcanti.
A fala do treinador deixa evidente uma mudança em relação ao aproveitamento dos atletas nessa última maratona sete partidas em apenas 25 dias. Desta vez, a necessidade pesou mais do que possíveis arranjos táticos ou técnicos.
No sábado, em Fortaleza, eram seis os desfalques quatro por lesão, dois por suspensão. Para o confronto com o Braga, na Vila Capanema, dois por suspensão, quatro por contusão e outros três atletas voltavam de lesão, sem as condições ideais.
Diante desse cenário, o treinador escalou, por exemplo, o zagueiro Edimar. O paulista de 25 anos fez a sua estreia contra o Ceará e acabou se tornando um símbolo do alardeado poder coletivo paranista. Na última rodada, Edimar foi titular novamente ao lado de Alex Alves e ainda atuou como volante, já na etapa final. E com ele o Tricolor pôs em campo o seu 30.º jogador entre os 40 disponíveis no elenco.
"Quem tem a ganhar com isso é o Paraná. É uma briga sadia em todos os setores", declarou Edimar. Além do defensor, o lateral-direito Rodrigo Mann, o volante Gilson e o meia Paulinho Oliveira, outros que não vinham jogando com frequência, atuaram no triunfo da 30.ª rodada.
Entre os nove que não atuaram estão os quatro goleiros reservas, Marcos, Jociel Henrique, Thiago Rodrigues e Wendell, barrados pela ótima fase do titular Luís Carlos. O camisa 1 disputou as 30 partidas da competição.
Integram também o grupo dos não aproveitados os zagueiros João Antônio e Alex Bruno recém-liberado pelo departamento médico e o atacante Róbson. Além dos pratas da casa, Júlio César, Marcus Vinícius e Arthur, chamados mais para compor o elenco.
Deixe sua opinião