O requerimento de criação de uma CPI no Senado para investigar crimes de corrupção envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi lido em plenário nesta quinta-feira (28). O ato significa que a comissão foi admitida e agora os líderes partidários devem indicar os senadores que integrarão o colegiado.
- Após escândalo, pressão para saída de Blatter da Fifa aumenta
- Marin é colocado em uma ‘prisão modelo’ na Suíça e ‘passa bem’
- CBF tira nome “José Maria Marin” de sede no Rio de Janeiro
- “Enojado”, Platini diz acreditar em derrota de Blatter para príncipe
- PF tentará identificar crimes de corrupção no futebol cometidos no Brasil, diz ministro
- Deputado João Derly protocola pedido de CPI do futebol no Congresso
O senador Romário (PSB-RJ) é o autor do requerimento e recolheu 50 assinaturas para a instalação da comissão em menos de uma hora. São 23 a mais que o mínimo exigido. Na tarde desta quinta, ele voltou a criticar dirigentes da Fifa e da CBF em seu discurso. O ex-jogador afirmou que a prisão de dirigentes da Fifa na Suíça, na quarta-feira, foi um alento e disse esperar que outros dirigentes sejam presos.
“Espero que ele [Joseph Blatter, presidente da Fifa] seja preso antes de assumir um novo mandato”, afirmou Romário, mencionando a eleição que deve reconduzir Blatter ao cargo nesta sexta-feira. Romário disse que a corrupção também é regra no esporte no País. “O nome do Brasil está hoje ligado a tudo que há de pior em termos de corrupção esportiva.”
O senador disse esperar “uma verdadeira devassa” na CBF, que apelidou de “casa bandida do futebol”. Romário criticou o ex-presidente da CBF José Maria Marin, preso quarta na Suíça a pedido da Justiça norte-americana, e estendeu as críticas ao atual dirigente, Marco Polo Del Nero, que assumiu a CBF neste ano. “Assim como o Marin, comprovadamente um ladrão, ainda temos que tirar outro câncer do futebol, o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero”, disse Romário da tribuna.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Deixe sua opinião