• Carregando...
Mesmo após Atletiba ruim, goleiro Galatto segue como titular e tenta parar Ronaldo nesta quarta-feira | Hedeson Alves / Gazeta do Povo
Mesmo após Atletiba ruim, goleiro Galatto segue como titular e tenta parar Ronaldo nesta quarta-feira| Foto: Hedeson Alves / Gazeta do Povo

Timão leva vantagem em confrontos contra o Furacão na Copa do Brasil

Dois encontros, duas eliminações. Esta é a história do Atlético contra o Corinthians nos confrontos pela Copa do Brasil. Em 1997 e 2001 o Furacão conseguiu bons resultados no primeiro encontro, mas acabou derrotado no jogo de volta.

Em 1997, os atleticanos bateram os corintianos por 2 a 1 no Morumbi, mas a vantagem em São Paulo nada adiantou na partida de volta, vencida pelos paulistas por 6 a 2, no Pinheirão.

Já em 2001 o Atlético conquistou um empate sem gols no Pacaembu, porém foi novamente eliminado com derrota em Curitiba: 1 a 0, em plena Arena da Baixada.

O Atlético Paranaense está pronto para tentar fazer, nesta quarta-feira, às 21h50, na Arena da Baixada, o que nenhum time conseguiu nos últimos 46 jogos contra a equipe titular do Corinthians: vencê-los. O último revés da equipe principal do técnico Mano Menezes ocorreu em agosto do ano passado, em Goiânia. Neste ano, o Timão ganhou a adição de Ronaldo no ataque, o que tornou a tarefa ainda mais difícil. Mas os atleticanos estão confiantes que podem surpreender.

A Gazeta do Povo Online acompanha as emoções do jogo Lance a Lance a partir das 21h30.

Depois de um primeiro tempo ruim no clássico do último domingo, contra o Coritiba, o técnico Geninho abriu mão da experiência de Julio dos Santos, Netinho e Júlio César pela juventude de Márcio Azevedo e Wallyson. Deu certo e o Furacão subiu muito de produção, só não vencendo o clássico por conta da tarde inspirada do rival. Ainda assim, o treinador rubro-negro gostou do que viu e vai com esta formação contra o Corinthians. No Atletiba, Lima substituiu Julio dos Santos, mas contra o Corinthians o escolhido deverá ser Fransérgio.

Além de levantar o astral da equipe atleticana, o treinamento desta terça-feira, no CT do Caju, serviu para Geninho posicionar a defesa na tentativa de parar Ronaldo Fenômeno. "Não podemos dar espaço para ele. É um jogador diferenciado, com o menor espaço possível ele consegue fazer jogadas e gols. Mostrou isto contra o Santos e sabemos que é preciso tomar todas as precauções para anulá-lo", afirmou o técnico do Atlético em sua entrevista coletiva.

Apesar de não ter ido bem no Atletiba, o goleiro Galatto está mantido. "Não vou tirá-lo só por causa de uma jornada ruim", explicou Geninho. Nas demais posições, o Furacão vai com a sua base e conta com uma noite inspirada do trio formado por Marcinho, Rafael Moura e Wallyson na frente para balançar as redes corintianas e fazer um bom resultado no primeiro jogo das oitavas-de-final.

"Já passei duas vezes pelo Corinthians, fui o último treinador a ser campeão paulista lá (em 2003) e sei como é complicado jogar em um Pacaembu lotado. Por isso é fundamental conquistarmos um bom resultado na Arena para podermos ir com tranquilidade para o segundo jogo", completou Geninho.

Corinthians

A equipe do Corinthians perdeu pela última vez no dia 29 de novembro do ano passado, por 2 a 0 para o América-RN, na última rodada da Série B do Brasileirão. Entretanto, o time que foi a campo era totalmente reserva, com os titulares já em férias. Assim, a última derrota de fato da equipe principal ocorreu no dia 9 de agosto, no Serra Dourada. O Vila Nova-GO fez 2 a 1 e venceu naquela ocasião, mas o Alvinegro paulista não voltou a conhecer um revés desde então.

Mesmo alternando grandes atuações e vitórias com empates contestados e suados, o time conquistou a Segunda Divisão nacional e está a um passo de se sagrar campeão paulista deste ano, após a grande atuação de Ronaldo na Vila Belmiro e a vitória de 3 a 1 sobre o Santos. Com uma mão na taça, o foco do time é ficar com o caneco da Copa do Brasil, para alcançar a Taça Libertadores em 2010, ano do centenário do clube de Parque São Jorge.

Diante desta prioridade no primeiro semestre, o técnico Mano Menezes promete (apesar de não divulgar oficialmente) não poupar ninguém e virá a Curitiba com a sua força máxima. É verdade que o atacante Jorge Henrique, ex-Furacão, foi vetado com fadiga muscular, mas por outro lado o jovem avante Dentinho entra em seu lugar e a qualidade ofensiva não sofrerá alteração. Ronaldo é peça-chave e está confirmado, tendo inclusive pedido para jogar na Arena.

"Quando um jogador não tem uma condição ideal é preciso entender que outro tem. Talvez, vamos fazer isso com dois ou três. Vamos analisar tudo o que temos em termos científicos de avaliação para colocarmos em campo os que estão em melhores condições", disse após o treino desta terça-feira, no CT do Parque Ecológico do Tietê.

A delegação corintiana já desembarcou no início da noite desta terça em Curitiba e agora fica hospedada no Hotel Pestana, no centro da cidade.

ATLÉTICO PARANAENSE x CORINTHIANS – 29/04/2009, às 21h50

Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR.

Transmissão: TV – RPC TV; Lance a Lance – Gazeta do Povo Online.

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE).

Auxiliares: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Luciano José Coelho Cruz (PE).

Atlético – Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Raul, Jairo, Fransérgio, Marcinho e Márcio Azevedo; Rafael Moura e Wallyson. Técnico: Geninho.

Corinthians – Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Morais; Dentinho e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]