Depois de conseguir classificar a seleção feminina completa para os Jogos Olímpicos de Pequim, as meninas da ginástica artística brasileira disputaram nesta quarta-feira a final por equipes do Mundial de Stuttgart, na Alemanha. Liderado pela revelação Jade Barbosa, o Brasil terminou em quinto lugar, a melhor colocação do país na história da competição.
- Por muito pouco não ficamos em quarto. A cada ano a gente melhora um pouco, as meninas ficaram superfelizes com este resultado - afirmou a supervisora da seleção, Eliane Martins, por telefone.
Ano passado, a equipe feminina ficou em sétimo lugar no Mundial de Aarhus, na Dinamarca. Nesta quarta, o Brasil somou 175,125 pontos, muito perto dos 175,450 da Itália, quarta colocada. A medalha de ouro foi ganha pelos Estados Unidos, seguidos por China (prata) e Romênia (bronze). A Rússia chegou a liderar a competição, mas na prova de salto sobre o cavalo a ginasta Ekaterina Kramarenko teve problemas e tirou nota zero, comprometendo o resultado do país, que terminou em oitavo entre os 12 finalistas.
O Brasil não terá representantes na final por equipes masculina, nesta quinta-feira, mas nos últimos três dias de Mundial voltará a lutar por medalhas nas competições individuais, com Jade Barbosa e Diego Hypólito.
Jade Barbosa disputará três finaisDaiane dos Santos executa sua série nos exercícios de solo nesta quarta-feira - Foto: EFE
Sexta-feira, Jade disputará a final individual geral. Nas eliminatórias, ela se classificou com a sexta melhor pontuação, prejudicada por uma queda nos exercícios de solo. Nesta quarta, a ginasta do Flamengo foi a única do Brasil a competir nos quatro aparelhos na final por equipes. Sem quedas ou erros graves, ela somou 61,225 pontos.
- Com esta pontuação, ela teria se classificado em segundo lugar nas eliminatórias - observa Eliane Martins, confiante em um bom resultado da atleta na final de sexta-feira.
O melhor resultado de uma brasileira no individual geral em um Mundial de ginástica foi o quarto lugar obtido por Daniele Hypólito em 2001, em Ghent (Bélgica).
No fim de semana, Jade disputará outras duas finais: sábado, ela lutará por medalha no salto sobre o cavalo; e domingo, competirá na trave. Já Diego Hypólito tentará recuperar o título mundial no solo, sábado. Ele foi campeão em 2005 e ficou com a medalha de prata ano passado.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião