O técnico Mano Menezes decidiu atender aos apelos dos clubes e optou por não convocar mais de um jogador de cada equipe que disputa o Brasileirão. Mas a decisão abriu uma nova polêmica. Para os amistosos contra a Costa Rica e o México, respectivamente nos dias 7 e 11 de outubro, ele chamou atletas dos sete times mais bem colocados na classificação do campeonato nacional, com exceção do Corinthians, a quem foi acusado de estar favorecendo.
"O que a gente colocou como norte, para minimizar a perda dos clubes, é limitar a um jogador de cada clube brasileiro para os jogos (contra Costa Rica e México). Não tem outro jeito, temos nossos objetivos e vocês (jornalistas) nos cobram, com razão, sobre aquilo que temos que produzir", explicou Mano, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Rio, após anunciar a convocação. "Convocar um de cada time é uma questão de sensibilidade pelo momento que o Brasileiro está atravessando. Quando é possível, fazemos isso", completou o técnico.
Dessa forma, as equipes ficarão sem os convocados na disputa da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece nos dias 5, 8 e 9 de outubro. Entre os sete primeiros colocados, os jogadores ausentes serão Lucas (São Paulo), Dedé (Vasco), Jefferson (Botafogo), Fred (Fluminense), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) e Oscar (Inter). Além disso, o Santos, que está em nono lugar e mostra força para entrar na briga pelo título, não poderá contar com Neymar.
A reclamação dos torcedores sobre um suposto favorecimento ao Corinthians ganhou ainda mais força porque Mano vinha chamando nas últimas convocações o volante Ralf, mas ele acabou ficando de fora desta lista para os amistosos contra Costa Rica e México. Perguntado sobre o assunto, o treinador demonstrou irritação e afirmou que "há gente séria trabalhando" na seleção.
"Temos que pensar que há gente séria trabalhando aqui. Não podemos colocar em dúvida tudo o que se faz, porque senão não dá. Vinha convocando o Ralf porque o Sandro estava machucado. Agora, o Sandro voltou e acredito que ele tenha mais características fundamentais para estar conosco em 2014", explicou Mano, lembrando que o volante do Tottenham se recuperou recentemente de lesão.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo