Com discurso quase paternal e desejo de ficar conhecido como um aglutinador, o técnico Marcelo Oliveira foi apresentado oficialmente como o novo treinador do Coritiba. Na sala de imprensa do estádio Couto Pereira, Oliveira falou com os repórteres que cobrem o dia a dia do clube e pela internet a entrevista coletiva foi transmitida para o mundo todo.
Em relação ao que já havia adiantado em entrevistas anteriores à Gazeta do Povo, inclusive o novo técnico Coxa pouco apresentou de novidades. Contudo, entre os temas destacados por ele, a expectativa de usar as categorias de base do clube como plataforma de lançamento de futuras promessas é a que mais anima o treinador.
Para citar seu desejo de aproveitar os atletas das categorias de base do Alviverde, Oliveira citou o trabalho que desenvolveu no Paraná Clube, seu antigo clube. "Tentamos criar uma filosofia de aproveitamento dos jogadores da base no Paraná. Isso eu trago comigo desde sempre, pois sou oriundo da base, assim como o Ney franco. Puxamos cinco jogadores que disputaram a Taça São Paulo. É benéfico mesclar atletas da base com os mais experientes", comentou.
O discurso se alinha ao da diretoria Alviverde, que na semana passada afirmou que pretende dar ainda mais atenção às suas categorias formadoras no ano que vem. Oliveira confirmou também que traz junto consigo o auxiliar técnico Tico e o preparador físico Juvenilson de Souza.
Comissão técnica
Inicialmente o Coxa buscava apenas um técnico, já que mantém uma comissão técnica fixa. Entretanto o preparador Alexandre Lopes vai dividir seu tempo entre o clube e a Seleção Brasileira Sub-20, ao lado do agora ex-técnico Coxa Ney Franco, e a diretoria achou por bem agregar mais alguns valores na sua equipe.
"O Lopes vai acompanhar a seleção e precisávamos de um reforço. Já o Tico veio para agregar muita experiência e conhecimento à equipe. A questão dos custos foi avaliada e ficou tudo dentro do nosso orçamento para a disputa da Série A", comentou o vice-presidente Coxa, Vilson Ribeiro de Andrade.
Oliveira analisou sua nova equipe. "Já trabalhei muito tempo com o Alexandre Lopes em Minas gerais. As referências profissionais que recebi dos demais são excelentes não só pelo profissionalismo, mas pelo lado pessoal também. Estou trazendo o Tico porque tenho uma afinidade muito grande com ele. Já trabalhamos em três equipes (Ipatinga, Atlético-MG e Paraná) e tenho total confiança nele. O Juvenilson eu conheci no Paraná e gostei muito do seu trabalho. Vamos nos integrar a uma comissão que deu muito certo. É mais fácil trabalhar numa organização que já vem dando certo", acrescentou.
Renovações e contratações
Marcelo Oliveira disse, por repetidas vezes, que pretende manter a maior parte do elenco Alviverde. "Espero contar com uma base, ou pelo menos a maioria dos jogadores que estão aqui. Eles já estão adaptados a cidade, ao clube e a maneira de ser do Coritiba", disse.
"Começamos a conversar algumas coisas sobre elenco. Nessa semana vamos falar mais detalhadamente. O Coxa tem um grupo vencedor e um ambiente favorável. Isso se percebe com muita nitidez pelas conversas que tive com a diretoria e a comissão técnica. Vamos observar quem poderá sair ou chegar, dar e avaliar sugestões", comentou o treinador.
Próximos passos
Oliveira já se prontificou a trabalhar assim que for solicitado pela diretoria. Pediu, é verdade, uns dias para descansar com a família, já que o ano de trabalho teria sido bem desgastante. A partir de dezembro o planejamento da pré-temporada se aprofunda e em janeiro o clube começa com todo o gás.
"O Coritiba é um clube tão bem organizado que nesse primeiro dia já percebi que muitas sugestões que eu teria para dar já foram feitas. A maior parte do tempo em dezembro estarei à disposição do Coritiba, buscando começar em janeiro com força total. Quando o clube faz uma trajetória tão brilhante, aumenta a responsabilidade de quem chega. A partir de janeiro temos que agregar ainda mais nessa história tão bonita", afirmou.
- Vice-presidente da Federação comemora regulamento sem furos
- CBF divulga programação de Ney Franco na seleção sub-20
- Coritiba planeja turnê de time sub-20 para interiorizar marca
- Dirigentes desmentem ida de Leonardo do Coritiba para o Atlético-PR
- Coritiba é recebido com festa em desembarque no aeroporto
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast