O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) divulgou uma pesquisa nesta segunda-feira (19) que aponta que o desrespeito às regras de segurança é o maior problema do trânsito nas cidades paranaenses. O excesso de velocidade e a má conservação das ruas vêm em seguida. O estudo ouviu 5.980 pessoas entre os meses de junho e setembro deste ano.
Os problemas mais apontados pela consulta popular, chamada de Mutirão pela Vida, foram os seguintes: desrespeito às regras de segurança no trânsito (3.582 votos); excesso de velocidade dos motoristas (3.163 votos); má conservação das ruas (2.732 votos); falta de cuidado dos pedestres (2.372 votos); e falta de sinalização nas ruas (1.969 votos).
A pesquisa foi realizada nas 98 Ciretrans do interior e na sede e no Posto Central do Detran/PR em Curitiba. Cada participante assinalou quais são, na sua opinião, os três principais problemas de trânsito em sua cidade.
Dos participantes da pesquisa, 60,28% são motoristas, 32,19% não são habilitados e 450 não forneceram esta informação. Entre as cidades de tiveram maior participação na consulta popular Mutirão pela Vida estão Curitiba (731 votantes), Castro (542), Lapa (338), Cascavel (248), Apucarana (237), Maringá (212) e Campo Mourão (185).
Os consultados também puderam sugerir soluções para melhorar o trânsito nas cidades. A maioria dos participantes pediu mais campanhas educativas, mais fiscalização (policial e eletrônica) e mais punição para os infratores.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura