Faltam dois meses para os carros do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) desembarcarem em Curitiba para a abertura da temporada 2009. O circuito paranaense abre o campeonato de 12 etapas, com duas baterias por fim de semana. A competição terá novidades, como a primeira etapa em solo africano (no Marrocos, em maio) e um novo sistema de classificação e de lastro.
As classificações do WTCC em 2009 serão como na Fórmula 1. Ou seja, os primeiros 30 minutos serão divididos em Q1 e Q2. Apenas quem se classificar na primeira parte participará da segunda, a qual determinará as posições para a primeira bateria de cada etapa. Já as posições de largada da segunda corrida do dia serão definidas de acordo com a primeira prova, invertendo as posições dos oito primeiros colocados.
Já o novo sistema de Compensação de Peso levará em conta os melhores tempos dos dois pilotos mais rápidos de cada equipe (Seat, BMW, Honda, Chevrolet, Lada e Independentes), e uma média será feita pela organização. Se um modelo levar uma vantagem de até 0.3 segundos, nenhum carro deste time levará lastro. Já se a vantagem for maior do que 0.3 segundos em relação aos demais, o modelo mais rápido levará 10 kg de acordo com cada 0.1 segundo de vantagem acima dos 0.3 iniciais. O lastro máximo definido foi de 60 kg.
Já entre os modelos mais lentos, 10 kg serão reduzidos a cada 0.1 segundo, se a desvantagem superar os 0.3 segundos. Um exemplo prático: se um carro andar 0.5 segundos mais rápido do que os demais, ele levará 20 kg de lastro, e os demais terão 20 kg diminuídos do seu peso inicial. A fórmula nova, apesar de um tanto complicada e calcada nos tempos feitos em cada pista, vai tentar igualar diferenças de construção, tração e motorização dos carros, abrindo espaço, na opinião da FIA, para que a combinação melhor carro/piloto/equipe prevaleça ao final.
O novo sistema entra em vigor a partir da terceira corrida, no dia 3 de maio, na estreia do Marrocos no calendário do WTCC. A organização levará em conta os tempos obtidos pelos pilotos em Curitiba (8 de março) e Puebla-MEX (22 de março), e os resultados das três corridas prévias vai valer para a prova seguinte.
Assim como nos anos anteriores, o curitibano Augusto Farfus Júnior deverá ser o único brasileiro na categoria. A BMW ainda não anunciou os seus pilotos para a temporada, mas o brasileiro é aguardado no WTCC 2009. O francês Yvan Muller (Seat) é o atual campeão, e a equipe espanhola tirou da BMW a hegemonia entre os Construtores.
Confira o calendário da temporada 2009:
8 de março - Curitiba (Brasil)
22 de março - Puebla (México)
3 de maio - Marrakech (Marrocos)
17 de maio Pau Ville (França)
31 de maio - Valencia (Espanha)
21 de junho - Brno (República Checa)
5 de julho - Porto (Portugal)
19 de julho - Brands Hatch (Grã-Bretanha)
30 de agosto - Oschersleben (Alemanha)
4 de outubro - Monza (Itália)
25 de outubro - Okayama (Japão)
22 de novembro Macau (Macau)