O nadador paranaense Henrique Rodrigues, de 21 anos, estreia nesta quarta-feira (1.º) nos Jogos Olímpicos de Londres, às 7 horas (de Brasília), com uma bateria difícil logo na prova classificatória. Estarão junto com ele na piscina do Centro Aquático dois dos competidores mais fortes do medley: o norte-americano Ryan Lochte e o também brasileiro Thiago Pereira, medalhas de ouro e prata, respectivamente, nos 400 metros medley domingo. Se passar às semifinais, o curitibano poderá ter pela frente o recordista de medalhas olímpicas em natação, o americano Michael Phelps, que mesmo tendo fracassado nos 400 metros, quando nem sequer chegou ao pódio, continua sendo o nome forte da prova. Outros dois atletas têm força na disputa. Prata em Pequim-2008, o húngaro Lazlo Cseh não pretende repetir o fracasso nos 400 metros, quando, assim como Phelps, não chegou ao pódio. O japonês Hagino Kosuke, bronze nos 400 m no domingo, também tem chances de alcançar o pódio nesta terça-feira. Rodrigues treina sozinho em Curitiba desde o ano passado e é uma das apostas do Brasil para a Olímpiada do Rio em 2016.
Opinião
Henrique Rodrigues, nadador paranaense.
Cheguei confiante
Hoje é um dia especial. Acredito que todo atleta sonha ou sonhou um dia estar aqui no meu lugar, disputando uma Olimpíada. Procuro valorizar muito isso. O caminho foi longo, o trajeto pesado, mas valeu muito a pena. Fico orgulhoso de atender às expectativas de quem sempre me apoiou: minha família, os amigos e os parceiros de trabalho.
Vou disputar uma prova com um nível de dificuldade muito alto. Alguns dos melhores do mundo estarão nadando ao meu lado. Mas cheguei aqui muito confiante, treinamos muito e estou me sentindo muito bem preparado.
Quero fazer o meu melhor tempo para ir o mais longe possível. Sei que tenho condição de chegar entre os melhores, mas Londres é apenas o início da minha trajetória olímpica. Estou absorvendo tudo o que posso porque isso ajudará muito na minha carreira.
* Henrique Rodrigues vai competir os 200 m medley. A decisão é na quinta-feira, às 16h16.