O Comitê Rio-2016 anunciou nesta terça-feira (12) o nome de 13 atletas e ex-atletas olímpicos que vão conduzir a tocha olímpica na próxima quinta (14) em Curitiba.
A principal novidade é a confirmação da ginasta Jade Barbosa. Ela representou o país nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e foi convocada para a Olimpíada do Rio. Outros dois atletas que estarão no evento no Brasil – os paranaenses Athos Schwantes (esgrima) e Henrique Rodrigues (natação) – também serão condutores na capital paranaense.
TOCHA EM CURITIBA: confira o trajeto e os bloqueios nas ruas da capital
Além disso, foram divulgados outros nove ex-atletas olímpicos que participarão do revezamento em Curitiba: Caroline Molinari e Ethiene Franco (ginástica); Cassiano Leal (natação); Moisés Batista (rúgbi paralímpico); Joyce Batista (basquete); Jorge Edson (vôlei); Simone Jatobá (futebol); Silvana Neitzke (saltos ornamentais) e Viviane Jacques (handebol).
Emanuel, campeão olímpico no vôlei de praia em Atenas-2004, será o responsável por encerrar o revezamento e acender a pira olímpica na Pedreira Paulo Leminski.
O trajeto em Curitiba terá 36 km com início no Museu Oscar Niemeyer por volta das 11h. Ao todo, serão 169 condutores. A lista oficial completa dos participantes só será divulgada na véspera do evento por questão de segurança.
Confira os pontos pelos quais a tocha olímpica passará em Curitiba:
Bloqueios nas ruas da capital
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”