Um ônibus biarticulado da linha Centenário-Campo Comprido foi apedrejado na noite da última quarta-feira (17), quando levava torcedores atleticanos que acompanharam a partida contra o São Paulo na Arena da Baixada. De acordo com a Guarda Municipal, o grupo que depredou o veículo estava vestindo camisas do Coritiba.
De acordo com a prefeitura, 13 janelas do ônibus foram destruídas, além do vidro traseiro. O veículo era do novo modelo e tinha menos de um mês de operação.
De acordo com o relato de funcionários da empresa proprietária do ônibus, o grupo teria feito uma tocaia à espera dos torcedores atleticanos na estação-tubo Urbano Lopes, próximo ao terminal do Capão da Imbuia. O ataque ocorreu entre às 23h25 e 23h40. Além do veículo, o validador do cartão transporte, a catraca e um vidro do tubo também foram destruídos.
Dois menores com a camisa do Coritiba foram encaminhados à Delegacia do Adolescente pela Guarda Municipal. Lá, os jovens foram ouvidos e liberados após o registro de um ato infracional, o que deve gerar uma pena sócio-educativa ao smenores. Já os dois adultos presos foram enviados para o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, no 2° Distrito Policial, no Portão. De lá, seguiram para o 12º Distrito Policial, em Santa Felicidade. Um deles, Ernaldo Rangel Pinto, 19 anos, seguia detido até o final da tarde desta quinta-feira. Sobre o outro torcedor a reportagem não obteve informações.
Segundo a prefeitura, só neste ano 555 ônibus foram alvos de vandalismos, sendo 124 por torcedores em dias de jogos. Um prejuízo contabilizado até setembro em R$ 109 mil ao cofre municipal.