Uma das maiores alegrias que tomam conta do meu íntimo é quando um filho desta terra ascende a posições de destaque nacional por méritos próprios. Paranaense que paute sua vida pela correção, sem corromper ou ser corrompido, fazendo valer suas qualidades pessoais.
Na política, um desses raros homens foi Ney Braga, governador do estado por dois mandatos, ministro da República voltado para o Brasil, sem esquecer do Paraná e dos paranaenses de valor. Não houve outro momento da história brasileira com representatividade do Paraná tão expressiva. Com Ney enriquecemos o perfil político e administrativo do estado no plano nacional. Foi um tempo que passou e jamais será esquecido.
Ao escolher Gustavo Fruet para a prefeitura de Curitiba dois motivos pesaram intensamente para a decisão que adotei. A origem de Gustavo, filho de Maurício e Ivete. O seu trabalho magnífico como deputado federal e na apuração de tantos escândalos que abalaram o Brasil e ganharam repercussão nacional. Para mexer com ladrões é necessário não ter medo e a consciência de que está promovendo o bem para a coletividade.
Gustavo também recebeu o meu voto, sempre aberto, para a Câmara Federal, certo de que seria grande, forte, politicamente preparado e corajoso para combater a roubalheira do dinheiro público. Gustavo é o renascimento dos ideais sólidos que balizaram a vida pública dos nossos maiores políticos, combatentes da safadeza.
Do pai, o querido Maurício Fruet, é o herdeiro da bondade humana e da caminhada serena e decidida para servir a população. Os primeiros passos de Gustavo como prefeito eleito garantem os rumos da gestão futura da cidade que amamos. Boa sorte Gustavo. Sem medo dos poderosos e com os olhos fixados nos desprovidos da sorte, siga o seu caminho independente e altivo. Seus eleitores agradecem.
Edilson Thiele
Médico feito no Paraná, atleticano da melhor qualidade, acaba de ser convocado para servir a seleção brasileira. Profissional responsável, foi quem equipou o clube do coração no setor médico. Como todos os que alcançam luz própria com competência e por serviços prestados, foi defenestrado pelo dirigente, que não admite sombra para ofuscar o brilho que cabotinamente pensa ter. Edilson Thiele é paranaense que nos envaidece e merece as homenagens de reconhecimento dos paranaenses.
Post Scriptum
Obrigado aos milhares de leitores e ouvintes que remetem ao colunista palavras carinhosas. Mensagens que me encorajam ainda mais a ser o mesmo que sempre fui. O espaço desta coluna é pequeno (mas, valioso) para registrar palavras e os seus autores. Gratíssimo amigos próximos e distantes.