O Peru arrancou um empate em 2 a 2 com a Bolívia, nesta terça-feira, em Mérida, e garantiu uma das vagas do Grupo A nas quartas-de-final da Copa América.
A seleção peruana chegou aos quatro pontos e está garantida, assim como a Venezuela. Com dois pontos, os bolivianos dão adeus à competição, uma vez que não podem mais ficar como um dos melhores terceiros (já é o último colocado da chave).
A Bolívia saiu na frente com gol de Jaime Moreno, Pizarro empatou e Campos, ainda no primeiro tempo, deixou a Bolívia na frente. Porém, Pizarro garantiu o empate e a classificação peruana no fim da segunda etapa. Primeiro tempo boliviano
A Bolívia tratou de ditar o ritmo das ações no início do jogo. Logo aos 2 minutos, após um cruzamento da direita, o atacante Jaime Moreno emendou de primeira por cobertura e por pouco não surpreendeu o goleiro Butrón. Em seguida, Andavéris avançou em velocidade e só não saiu na cara do gol porque foi desarmado na entrada da área. Aos oito minutos, Jaime Moreno, novamente ele, penetrou pela esquerda e chutou cruzado, rente ao gol do Peru.
Sem ameaçar no início do jogo, o Peru chegou ao gol da Bolívia com estilo aos 14 minutos. Guerrero acertou uma bela bicicleta, obrigando o goleiro boliviano a realizar uma grande defesa. O lance animou os peruanos que passaram a buscar mais o ataque pela direita, com o Ismodes, porém, de forma atabalhoada. Aos 22 minutos, após uma entrada dura, Farfán levou cartão amarelo.
Aos 23 minutos, a Bolívia abriu o placar. Jaime Moreno, o nome mais perigoso da Bolívia no primeiro tempo, percebeu Butrón adiantado, e, de fora da área, encobriu o goleiro peruano. O gol abateu a seleção peruana. Mas quando o Peru parecia que iria se limitar a defender, Pizarro, em um lance isolado, arrematou de cabeça com categoria cruzamento da direita e deixou tudo igual aos 32 minutos.
Pizarro quase marca de novo no fim do primeiro tempo, mas a cabeçada dessa vez saiu fraca. Como quem não faz leva, Campos tratou de colocar a Bolívia novamente na frente com um forte chute de dentro da área aos 44 minutos.
Classificação dramática
O Peru voltou melhor para o segundo tempo e logo aos 2 minutos, Pizarro acertou um forte chute de fora da área, defendido por Suarez. Apesar de dominar as ações da segunda etapa, a seleção peruana não conseguia criar oportunidades. Superada a pressão inicial dos adversários, a Bolívia passou a cadenciar a partida e o jogo perdeu em qualidade.
Quando a partida parecia decidida, Pizarro escorou de cabeça um cruzamento originado de uma cobrança de falta e garantiu a classificação peruana aos 39 do segundo tempo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião