A nova disposição tática do Coritiba, implantada pelo técnico Marquinhos Santos, involuntariamente, já prepara o time para a entrada de Alex em 2013. Basta colocá-lo na função que vem sendo exercida por Lincoln nos últimos jogos do Brasileiro (como mostra o campo abaixo).
Além da linha de quatro defensiva e do centroavante Deivid, no atual meio de campo o Coxa tem Willian como primeiro volante, Gil como segundo saindo para ajudar o ataque pela direita e três meias: Éverton Ribeiro e Rafinha pelos lados, se movimentando e muitas vezes trocando de posição, além de Lincoln mais fixo na faixa central.
Como Lincoln já não ajuda muito na marcação, papel que também não se exigirá de Alex, a equipe não perderá nesse quesito. Como Lincoln não tem dado o toque de criatividade que dele se espera, o time tem muito a ganhar nesse aspecto com a entrada do camisa 20.
O Coritiba certamente passará por mudanças até a estreia do ídolo na próxima temporada. Jogadores devem ser contratados e outros podem sair. Mas o treinador vai querer manter a estrutura que vem consolidando só não teve como manter a forma de jogar na partida de ontem contra o Grêmio por causa dos vários desfalques, inclusive Lincoln. Será muito mais fácil encaixar Alex em um sistema pronto, que, coincidentemente, carece de um grande cérebro.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura