Duas vezes campeão do US Open, Patrick Rafter foi definido nesta quarta-feira (20) como capitão da equipe da Austrália na Copa Davis, em substituição a John Fitzgerald. Ex-número 1 do ranking da ATP Rafter é apenas o quinto capitão australiano nos últimos 60 anos na Davis. Além de Fitzgerald, John Newcombe, Neale Fraser e Harry Hopman tiveram longos períodos na função de capitão da Austrália.

CARREGANDO :)

O principal objetivo de Rafter será ajudar a Austrália a voltar a disputar o Grupo Mundial da Copa Davis. O seu primeiro confronto como capitão da equipe australiana será em março, contra Taiwan. E ele será auxiliado pelo treinador Tony Roche, com quem trabalhou durante a sua carreira profissional.

Como jogador, Rafter ajudou a Austrália a chegar à final em 1999 mas não participou da vitória sobre a França, em Nice, por conta de uma lesão no ombro. Ele estava na equipe australiana que perdeu decisões para a Espanha em 2000 e a França em 2001. Com 28 títulos, a Austrália só perde para os Estados Unidos em número de conquistas da Copa Davis. Porém, os australianos não ganham um título desde 2003.

Publicidade

"Eu estou realmente ansioso para trabalhar com a equipe e ajudar a levantar o tênis masculino australiano no cenário mundial", afirmou Rafter. "Nós temos um monte de jogadores jovens que têm uma grande oportunidade de jogar pela Austrália. Meus padrões e expectativas são extremamente elevados. Esta é uma grande oportunidade de fazer parte do algo que significa muito para mim".