São Paulo e Santos disputam um clássico decisivo neste domingo, às 16h, no Morumbi. Os santistas contam os segundos para a definição do Campeonato Paulista. Os 22 anos de espera podem chegar ao fim com um empate no clássico. Para os são-paulinos, quanto mais longa a indefinição melhor. Afinal, a equipe tricolor não tem como garantir o bi no final de semana. A alternativa é vencer e levar a decisão para a última rodada.
O Peixe faz uma campanha baseada na regularidade. É um time pragmático e eficiente, que não venceu nenhum jogo por goleada, mas tem a melhor defesa da competição e está isolado na liderança com 40 pontos. O vice-líder São Paulo, com 36 pontos, é exatamente o oposto. Tem o melhor ataque do torneio e foi castigado pela irregularidade ao longo da disputa, sobretudo por priorizar a Libertadores.
O técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo, evita afobação e lembra que seu time ainda vai enfrentar a Portuguesa na última rodada, na Vila Belmiro.
- Claro que não é um jogo normal, é decisão. Mas temos que manter a tranqüilidade para termos o raciocínio apurado. Temos duas possibilidades para sermos campeões. A primeira é no jogo deste domingo, mas depois teremos outra. Se não ganharmos nem empatarmos, deixamos para o jogo seguinte. O importante é ser campeão - afirmou.
O São Paulo não pode pensar da mesma forma.
- Não temos opção. Queremos conquistar o título, e para isso temos que vencer o Santos de qualquer jeito e torcer pra Portuguesa tirar um ponto deles - disse o zagueiro Lugano.
Para esquentar ainda mais o clima, os dois treinadores trocaram farpas durante a semana por conta de uma declaração de Muricy. Inicialmente, Luxemburgo usou as palavras do rival para aumentar a disposição de seus atletas, mas evita criar uma disputa pessoa com o colega.
- Ele é um grande amigo. Não vamos criar uma guerra pessoal, um ambiente hostil. Cada um está defendendo o seu interesse. Ele é um profissional de grande qualidade, que está em grande clube, e que eu respeito muito - declarou o santista.
Em meio a tudo isso, os dois treinadores apelam também para o tradicional mistério para escalar os times. No Santos, há dúvida entre Ronaldo e Magnum, mas a tendência é que jogue o zagueiro e se mantenha o esquema 3-5-2. No São Paulo, da mesma forma, André Dias está machucado e Alex Dias é opção, mas a chance de mudança é pequena. Souza volta no lugar de Leandro.
São Paulo x Santos
Data: 02/04, às 16h
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior e Osny Antônio Silveira
São Paulo: Rogério Ceni, Fabão, Lugano e André Dias (Alex Dias); Souza, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Thiago e Aloísio. Técnico: Muricy Ramalho
Santos: Fábio Costa, Luiz Alberto, Ronaldo (Magnum) e Manzur; Fabinho, Maldonado, Cléber Santana, Léo Lima e Kléber; Rodrigo Tabata e Reinaldo. Técnico: Vanderlei Luxemburgo