A decisão da Copa Libertadores da América que teve seu primeiro jogo nesta quarta-feira no Morumbi - vencido pelo Internacional por 2 a 1 - e o segundo na próxima quarta (16), no Beira-Rio, mobiliza também os torcedores de São Paulo e Internacional no Paraná. As principais cidades do interior costumam concentrar um grande número de torcedores que apóiam o futebol de outros estados.
Os maiores exemplos são os moradores de Londrina e região, que torcem para clubes de São Paulo. Já em Cascavel e grande parte do Oeste e Sudoeste, muitos torcedores apóiam os clubes do Rio Grande do Sul.
O Internacional mantém um sistema chamado de "Consulados", que elege representantes do clube em diversas cidades do país e até do mundo. O maior Consulado do Paraná fica localizado em Cascavel e os seus representantes não vêem a hora da bola rolar.
Um dos representantes é o aposentado Renato Menezes, que é o diretor regional do Consulado Inter na região. "A mobilização para o jogo desta noite está muito grande. Vamos reunir todos os amigos numa empresa de caminhões (tradicional ponto de encontro dos torcedores) para assistirmos ao jogo num telão". A expectativa é que 50 pessoas se reúnam para, mas estranhamente, o cardápio não é churrasco. "Vamos acompanhar o jogo comendo um belo pastelzinho".
A empolgação é grande e os torcedores da cidade preparam uma caravana para acompanhar o jogo da próxima semana. "No jogo da volta, lá no Beira-Rio, vamos lotar pelo menos 6 ônibus para torcer pelo nosso time. Vamos sair na terça-feira à noite e voltar ainda na quarta, com a faixa de campeão no peito", comemora Menezes.
Norte
Já na Região Norte do Paraná a torcida é grande pelo São Paulo. A reunião de amigos deve acontecer em um bar no centro da cidade, mas a festa da possível vitória se estenderá pelas ruas. "Vamos juntar a galera e depois do jogo faremos a festa com fogos, os instrumentos da bateria e faixas na avenida principal", afirmou Matheus, um dos representantes da Torcida Independente - a maior organizada do clube paulista em Londrina.
A confiança da torcida pode ser a chave do sucesso Tricolor. "Vamos ver o que vai dar, mas com certeza será um jogão. No Morumbi, na Libertadores... os caras tremem", empolga-se o torcedor.
Interatividade
Torcedor paranaense, para quem você vai torcer na final da Copa Libertadores 2006?
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Deixe sua opinião