"Com duas vitórias em casa, escapamos do rebaixamento", diz Geninho
Se o Atlético vencer Vitória e Flamengo dentro da Arena, o time estará livre do risco de rebaixamento. Quem garante é o técnico Geninho, confiante no bom momento e nas chances do clube permanecer na Série A em 2009. Entre estes dois confrontos em casa, o Furacão sai para enfrentar Botafogo e Náutico, e apesar da possibilidade de escapar antes da última rodada, o treinador mantém os pés no chão.
"Agora temos que vencer em nosso campo. Serão duas partidas em casa e se pontuarmos somaremos 44 pontos e estaremos livres da zona de risco. Só dependemos de nós", disse Geninho, por meio da sua assessoria de imprensa.
O Atlético Paranaense pode ir a campo neste domingo (16), às 19h10, diante do Vitória com a mesma formação que venceu o Figueirense na rodada passada do Brasileirão. Para que isto aconteça, o atacante Rafael Moura precisa ser absolvido no julgamento desta segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se o jogador estiver apto, o técnico Geninho poderá repetir uma escalação, algo que o clube não vê há quase quatro meses.
Nos jogos contra Cruzeiro e Vasco, entre os dias 16 e 20 de julho, o Furacão atuou com a mesma formação e ainda era dirigido por Roberto Fernandes. Depois disto, a equipe sempre foi alterada, ora por lesões, ora por suspensões, ou as duas coisas juntas. Na era Geninho, será a primeira vez em que o treinador rubro-negro terá a opção de escalar os mesmos 11 atletas que atuaram em Florianópolis no último sábado. Porém, Rafael Moura pode ficar de fora.
O atacante será julgado pela expulsão do dia 25 de outubro, na vitória sobre o Cruzeiro na Arena da Baixada. Ele foi denunciado no artigo 250 (Praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e pode pegar de um a três jogos de punição. Entretanto, o advogado do Atlético, Domingos Moro, acredita que o atleta pode ser absolvido, baseado nas imagens que levará ao tribunal.
Dentro das quatro linhas, Geninho inicia na tarde desta segunda-feira os trabalhos no CT do Caju. O técnico ainda aguarda o parecer do departamento médico do Atlético e dos preparadores físicos para saber se o lateral-direito Alberto, o zagueiro Rafael Santos, os volantes Fernando e Renan, o meia Kelly e o atacante Joãozinho estarão à disposição para encarar o Vitória. Já o defensor Gustavo Lazzaretti cumpriu suspensão e pode ser utilizado.