Thiago Pereira e Henrique Rodrigues, ouro e bronze nos 200 m medley| Foto: Jefferson Bernardes / Vipcomm

O Brasil conquistou duas medalhas nos 200 metros medley com Thiago Pereira igualando o recorde brasileiro de medalhas de ouro do mesatenista Hugo Hoyama,dez, em Jogos Pan-Americanos. A prova da noite desta quarta-feira (19) teve o paranaense Henrique Rodrigues conquistando o bronze, mesmo não se considerando na melhor forma.

CARREGANDO :)

Pereira chegou à sua quarta medalha de ouro apenas nestes Jogos Pan-Americanas, respondendo por um terço das conquistadas pelo Brasil. Antes desta conquista, ele já havia vencido os 100 metros costas, os 400 metros medley, além de ter nadado as eliminatórias do revezamento 4 x 100 livre.

Thiago Pereira dominou todos os quatro estilos da competição, estando na frente em todas as parciais. Com o tempo de 1min58s07, só foi ameaçado pelo medalhista de prata, o norte-americano Conor Dwyer, que marcou 1min58s64, nos últimos metros. Um pouco atrás, Henrique Barbosa completou a prova em 2min03s41.

Publicidade

O campeão do Pan foi bastante conciso ao sair da piscina, já de olho na próxima prova que disputa ainda nesta quarta, o revezamento 4 x 200 livre. "Valeu galera! Dez medalhas de ouro", disse rapidamente Pereira.

Depois de nadar de novo e fechar a prova em que o Brasil ganhou a prata, ele falou sobre a façanha, já pensando na folga que terá antes de nadas suas duas últimas provas. "Sempre é bom entrar para história. Claro que o objetivo pessoal está um degrau abaixo do Brasil. Amanhã (quinta) tenho finalmente meu dia de folga", afirmou Pereira.

Henrique Pereira ressaltou o nível da prova. "Foi uma prova corrida e cansativa. Não estou no melhor da minha forma, pois fiquei um mês parado. Foi bom começar com ouro no revezamento e agora com esta medalha", afirmou. Henrique Barbosa afirmou recentemente que pretende explorar mais provas em sua carreira depois do Pan.

Mais cedo, na final dos 100 metros livre, a brasileira Tatiana Barbosa ficou em sétimo lugar com o tempo de 56s36. Os Estados Unidos fizeram dobradinha com Amanda Kendall (54s75) e Erika Acuff Erndl (55s04). A venezuelana Arlene Semeco ficou com a medalha de bronze, com o tempo de 55s43.

Publicidade